3 dicas para economizar dinheiro

07:00


Economizar dinheiro parece até uma tarefa simples, mas acaba saindo mais complicado do que imaginamos. Você é do tipo que mal recebeu o salário e já não tem mais nada em conta, devido aos débitos do mês? Separei 3 dicas simples e fáceis pra você que está pensando em economizar dinheiro esse ano.
  1. Registre as suas despesas: O primeiro passo para começar a economizar é ter controle sobre as suas despesas, correto? E como ter controle se você não sabe extamente em que e com o que gastou o seu dinheiro? Este é o primeiro passo para quem quer começar a fazer seu controle financeiro. Duas dicas importantes nesse primeiro momento: guarde todas as notinhas de compras e faça uma planilha de controle financeiro.
  2. Defina o que deseja conquistar: Quando pensamos em economizar dinheiro é sempre pensando em conquistar algo, né? Por isso, defina seus objetivos, quanto precisa economizar, quanto tempo, quanto por mês precisa poupar.
  3. Corte gastos desnecessários: Depois de ter feito seu controle financeiro, definido suas prioridades, esse é o momento em que você precisa de fato economizar e cortar gastos em excesso. Ter momento de lazer é mais do que importante, mas você pode reduzir a quantidade de saída com os amigos pra economizar, né? 
Veja alguns exemplos de serviços que normalmente são cobrados, mas que poderiam sair do seu orçamento ou serem reduzidos:


  • Tarifa de banco: será que você não está pagando mais por um serviço que não usa? Existem diferentes pacotes de serviços bancários com preços menores e, inclusive, contas gratuitas que é possível ter sem gastar nada.
  • Tarifas de cartão de crédito: vale o mesmo raciocínio feito no item anterior. Veja se existem opções mais em baratas ou até gratuitas para fazer a troca.
  • Seguros: assim como os bancos, as seguradoras oferecem inúmeros serviços que muitas vezes são cobrados com seu seguro, mas que você desconhece. Nesse caso, tente negociar o cancelamento daqueles que considerar desnecessários.
  • Juros do cheque especial e cartão de crédito: muitas vezes esses juros podem ser negociados. Para isso, você precisa conversar com o banco ou a financeira e perguntar o que pode ser feito para essa redução.


Gostaram das dicas? Pra quem está com dificuldades de economizar dinheiro, pode começar guardando as moedas em cofrinhos, depois de um tempo você acaba criando um hábito e isso vira rotina.

O importante de poupar uma grana é ter um dinheiro guardado para eventuais emergências, além de posteriormente você poder investir em seus sonhos! 

Post Relacionados

0 comentários