Um mais um - Jojo Moyes

07:00


Jojo Moyes  é uma das minhas autoras favoritos, então, sempre que surge um livro novo, lá vou eu comprar e claro, resenhá-lo para vocês. O mais novo lançamento dela é Um mais um, romance leve e super bem humorado que promete ser o mais novo favorito das "jojonetes".



O livro narra a história da mãe solteira Jess, seus dois filhos Tanzie Nick Thomas e do empresário geek, Ed Nicholls. Eles tem estilos de vida distintos e seus mundos aparentemente nunca se chocariam, até Ed passar por problemas e precisar se isolar por um tempo em sua casa de praia, que é limpa pela empresa que Jess tem com a amiga Natalie.

Numa das idas semanais até a casa para fazer os serviços de sempre (limpeza, lavagem e tal), Jess e Natalie se surpreendem com a presença do Sr Nicholls e aproveitam para cobrá-lo os pagamentos atrasados, porém, rola um leve mal estar entre Jess e Ed e eles passam a ter uma barreira entre eles. Alguns dias depois, Ed encontra por acaso com Jess em seu segundo emprego (garçonete em um PUB local), mas não a reconhece e ela fica um pouco ofendida com a situação, mas deixa rolando.

Só que pro azar (ou sorte) de Jess, no final da noite, o Sr Nicholls está tão bêbado que mal consegue pagar a conta ou ir para casa e ela se presta a ajudá-lo, mas, um incidente acontece e ela tem que deixá-lo de qualquer jeito em casa e ir até o hospital, onde seu enteado, Nick, está hospitalizado. Durante esse processo todo de vai pra lá e vem pra cá, ela percebe que o homem acabou deixando cair no carro, seu crachá e um bolo de dinheiro que poderia ajudá-la a resolver boa parte dos seus problemas, como a ida da filha para um colégio particular de elite.


Muitos problemas acontecem com Jess e sua família e ela começa a enlouquecer, quando surge a oportunidade de Tanzie, sua filha de 10 anos que é um prodígio em matemática, de participar de uma Olimpíadas de matemática em outro país e aí, com o prêmio pagar as dívidas e ainda garantir a matrícula da menina, mas para isso, ela teria que abrir mão de suas virtudes e utilizar o dinheiro do Sr Nicholls.

Acontecem várias confusões bem engraçadas e inusitadas que fazem com quem Jess acabe junto com seus filhos e seu enorme cão, no carra de Ed em uma viagem longa e cheia de surpresas fantásticas. Essa viagem dá um ar muito mais leve e fofo a história e ajuda a conhecer melhor o casal central e a ver a transformação e amadurecimento pessoal deles.


Diferente dos outros livros que são narrados sempre em terceira pessoa ou pela protagonista de uma forma linear sem se fixar na visão do personagem, esse tem a narração numa terceira pessoa meio que diferente. Eu explico: cada capítulo é centrado na perspectiva de cada um dos quatro personagens principais e traz a narrativa, como se o "dono" do capítulo em questão estivesse narrando sua própria história, entendeu? Confuso, né?  E ainda tem algumas passagens em que o personagem tema do capítulo em questão, exprime sua visão em primeira pessoa.

Achei esse estilo bem legal e menos cansativo. Além de proporcionar um entendimento maior em torno do psicológico deles e também da personalidade, suas vivências e desejos. A gente acaba se envolvendo bastante na história e como já é de se esperar dos livros da Jojo, as lágrimas brotam e rolam facilmente, assim como os risos espontâneos.

Se você quer um livro pra relaxar e se apaixonar, esse livro é uma ótima pedida, viu? Tanto que entrou no meu "Top Jojo" empatado com  "A última carta de amor".  Uma boa notícia sobre a Jojo é que parece que o livro best  "Como eu era antes de você", vai ganhar uma continuação, então, esperemos ansiosos o que vem por aí...



Beijos,

You Might Also Like

0 comentários