O Projeto Rosie - Graeme Simsion

07:00

Livros divertidos e de romance são meus favoritos, ainda mais se os temas se misturam, aí é que eu me enlouqueço e vicio totalmente nele, como aconteceu com "O Projeto Rosie".


O Projeto Rosie é um romance um tanto quanto diferente dos normais. Primeiro porque a gente não tem aquela estória bonitinha e fofinha que todos os romances tem. Aqui, a gente começa conhecendo um cara avesso as normalidade e um tanto quanto impopular, metódico e metido a certinho, chamado Don Tillman. Don é um professor universitário e geneticista que dá aulas em uma grande universidade na Austrália.

Ele tem uma boa vida, poucos amigos, na verdade, apenas dois, o casal Gene e Claudia, ambos psicólogos, que sempre estão prontos para fazer companhia e aconselhar Don nos seus mais incomuns e até divertidos "problemas". Apesar de solteiro e quase nunca ter tido um relacionamento sério duradouro e prazeroso, Don, não se incomoda com a solidão, até um certo dia em que começa a pensar em casamento, futuro, família e resolve idealizar e o "Projeto Esposa", onde através de um questionário cheio de embasamentos, ele conheceria a mulher perfeita a se tornar sua esposa.



Claro que a vida sempre prega peças na gente e como não poderia deixar de ser, os amigos sempre sabem como nos empurrar pra um outro caminho quando estamos perdidos e assim foi com Don. Graças a Gene, ele inesperadamente conheceu Rosie, uma moça quase 10 anos mais nova que ele e cheia de personalidade. Com muito bom humor, Rosie aceita jantar com Don, mas esse primeiro encontra os reserva uma série de surpresas bem engraçadas para os leitores, porém, para Don fica claro que Rosie é completamente inapta como candidata a sua esposa, mas, mesmo assim, ele se sente bem ao lado dela.

Rosie se aproxima de Don de uma maneira rápida e o confia um segredo íntimo revelado a ela após a morte de sua mãe: sua mãe teve uma noite de amor com um colega de curso, na noite de sua formatura e seu verdadeiro pai está por aí. Diante disso, Don se solidariza com a causa de Rosie e passa a ajudá-la a descobrir quem é seu verdadeiro pai. Essa saga em busca do pai de Rosie, rende momentos bem engraçados enquanto os dois tentam conseguir copos, cabelos e outras coisas que possam ser usadas para fazer um teste de DNA.


Ao longo do livro a gente vai se encantado com as peculiaridades de Don e torcendo para que ele perceba o que está começando a sentir por Rosie. Por outro lado, a gente também fica na ansiedade por saber qual o mistério em torno da paternidade da moça. É um livro que se torna rápido e leve, por ter passagens boas e capítulos curtos e bem amarrados.

O legal é que além de querer saber o que vai acontecer com o casal e quem é o pai de Rosie, a gente também fica na expectativa pelo futuro pessoal do Don e também do casal Claudia e Gene, que rendem boas pausas no livros com as aventuras de seu casamento aberto.

Achei esse um livro ótimo para ler durante as férias ou quando você quer apenas relaxar, ri e deixar rolar, sabe? O autor conseguiu brilhantemente por em meio a comédia, alguns temas um pouco mais sérios ligados a doenças genéticas, como a Síndrome de Asperger , Alzheimer e outras coisas bem interessantes, então, a leitura é bem misturada e ao mesmo tempo interessante e leve.


Beijos,

Laly Oliveira

You Might Also Like

0 comentários