Tudo sobre Scab Hair

12:58


Oi gente! Na semana passada publiquei um vídeo falando um pouco sobre scab hair com vocês, mas prometi que ia complementar o conteúdo em post aqui no blog. Vou contar a minha experiência, tratamento e afinal de contas, o que vem a ser scab hair. Vamos lá?



O que é?

Scab Hair, como as gringas chamam, é aquele primeiro cabelo que nasce após um determinado tempo sem química. Esse cabelo nasce mais rígido, áspero, ressecado e com pouca definição.
Quando deixamos o relaxamento, a progressiva, temos a ideia de que nossos problemas enfim terminaram, porém há um longo caminho pela frente a percorrer. O Scab Hair pode ocorrer tanto na transição capilar quanto após o big chop.

O cabelo tende a nascer mais fragilizado e danificado, também devido a problemas em nosso folículo capilar, que por grande período foi exposto a muitas químicas. Muitas vezes não percebíamos isso pois assim que o cabelo começava a crescer corríamos para o salão, e relaxávamos a parte crescida.


Tratamento

Não existe uma fórmula exata para tratamento do scab hair, até porque ele não é comprovado cientificamente, porém é necessário cuidar do cabelo e do couro cabeludo.

- Hidratação: Parece bobo, mas é a melhor alternativa. O cabelo que sofre com scab hair, é seco, ou seja, necessita de cuidados, de muitas hidratações. Invista em máscaras de hidratações mais potentes e shampoos mais suaves. Não esqueça de aplicar o shampoo apenas no couro cabeludo, com as pontas dos dedos, fazendo massagens;

- Umectação: Investir em umectação também é uma ótima solução. Caso tenham alguma dúvida sobre o que é, como fazer e quais óleos usar, confira tudo no post sobre umectação capilar;

- Corte aos poucos: Vá aos poucos tirando as pontinhas, isso vai deixar o cabelo com mais vida e movimento. Quando se sentir preparada, faça um corte mais significativo, deixando a maior parte natural;

- Tônicos capilares: Ontem fiz um post aqui no blog sobre alguns tônicos capilares que podem auxiliar no desenvolvimento dos fios, problemas de quebra ou queda e deixá-los mais fortes. Lembre-se de sempre fazer massagens delicadas. Tratando bem do couro cabeludo, seu cabelo tende a nascer mais forte e saudável.


Minha experiência

Na verdade eu vim descobrir o scab hair recentemente, depois de algumas dúvidas de leitoras, e quando fui pesquisar percebi que passei por isso e nem dei muita importância. Durante minha transição capilar, passei uma parte escovando, outra texturizando e no final andava apenas de coque, sentia meu cabelo bem seco, com aspecto mais áspero, mas imaginei sempre que fazia parte realmente da transição.

Tratei apenas com muitas hidratações! Em dezembro de 2013 fiz o meu big chop e estava extremamente feliz, finalmente meus problemas iriam terminar. No entanto, as coisas não funcionaram bem assim, enfrentei novamente o scab hair. O cabelo estava sem definição alguma, extremamente seco e áspero. O que eu fiz? Mais uma vez investi nas hidratações.

Meu maior problema foi e continua sendo na parte da frente, que é bem ressecada e na parte de baixo. Porém, de lá pra cá consegui resolver praticamente 100% do meu problema, meu cabelo hoje está bem definido, muito mais hidratado, com aspecto mais saudável e bonito. É novamente uma fase bem chatinha, mas tem solução, basta que você siga os tratamentos e tenha bastante paciência (é, de novo, já perceberam o quanto é importante ser paciente? rs).

Espero ter sido mais clara nesse post e ter ajudado vocês! E você, já passou ou está passando pelo scab hair? Me conta aqui nos comentários como está lidando com isso!

E ah, quem quiser assistir o vídeo em que falo um pouco mais sobre o assunto, fique a vontade.


Me encontre:

Post Relacionados

3 comentários

  1. Eu estou passando pelo scab hair pós BC, a parte da frente não defini, mas com 1 mês investindo pesado nas hidratações já venho notando uma melhora. Eu penso que é uma fase e vai passar e ajuda muito para que esse momento não se torne frustrante! Bjos adorei o blog.

    ResponderExcluir
  2. Oi faz três anos que parei de fazer qualquer tipo de alisamento, e só percebi que meu cabelo não definia totalmente justamente por causa do scab hair atualmente, já corte totalmente mas como ocorreu com você algumas parte dele ainda fica com as pontas esticadas. Chegam nascer cacheado mas quando cresce as pontas ficam esticadas, não adianta cortar pois volta ficar lisas as pontas, quando cresce um pouco. Não é fácil, mas já melhorou bastante devido os cuidados com hidratação.
    Porem, preciso saber em detalhe o que tem feito que deu o resultado de quase 100% como disse. Por favor me ajude, obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Quanto tempo dura ?pode ser permanente ?

    ResponderExcluir