Transição capilar: Dúvidas frequentes - Parte I

09:25


O que eu mais recebo no email do blog são perguntas de meninas sobre a transição capilar, e daí resolvi selecionar as dúvidas mais frequentes e trazer as respostas aqui nesse post, afinal de contas a dúvida de uma pode ser a de várias, não é mesmo?

Acabei dividindo em mais partes para não ficar muito extenso e cansativo pra vocês, ok? Semana que vem trago mais dúvidas!



  • O que é transição capilar? 
É o período em que deixamos de usar químicas no cabelo para deixá-los naturais. Transição do "liso" ao cacheado.
  • Quanto tempo dura a transição capilar?
Essa é uma das perguntas que mais recebo! Na verdade não existe um tempo programado, depende da pessoa, do crescimento de cada cabelo. Tem meninas que resolvem deixar a química e com 2 meses de transição já fazem o grande corte, tirando completamente a parte lisa. Outras preferem esperar mais tempo, e ficam 1, 2 anos com as duas texturas (raiz cacheada e pontas lisas).
  • O que é BC?
É uma sigla para "Big Chop" que quer dizer grande corte. É o momento em que você resolve tirar toda parte lisa, processada de química do seu cabelo, e ficar apenas com a parte natural. 

  • O que é cronograma capilar e qual a sua utilidade?
O cronograma capilar ou rotina capilar consiste em etapas de cuidados com o cabelo. Você vai dividir as suas máscaras de tratamento em hidratação, nutrição e reconstrução. De acordo com as necessidades do seu cabelo você vai montar o seu cronograma capilar, não adianta pegar o mesmo cronograma da amiga hehehe. A finalidade de tudo isso é oferecer ao seu cabelo todos os nutrientes necessários e nos momentos oportunos. Escrevi um post bem legal que você pode entender melhor sobre o cronograma capilar.
  • O que é umectação capilar?
É quando você banha os seus fios com óleos, e deixa agir nos fios, com a finalidade de que os fios absorvam os benefícios que os óleos trazem. Lembre-se: devemos usar apenas os óleos vegetais. Você pode encontrar em lojas de produtos naturais, em farmácias... Observe sempre os benefícios que cada óleo apresenta no rótulo e use isso a seu favor. Falei tudo sobre umectação capilar nesse post.
  • O que é fitagem?
É uma técnica de texturização que ajuda na definição dos cachos. Você pode fazer com os dedos ou com uma escova de cerdas firmes. 
  • O que é No Poo e Low Poo?
São duas técnicas que visam abolir o uso de produtos que utilizem substâncias prejudiciais ao couro cabeludo, por exemplo: sulfatos, silicones insolúveis e petrolatos (óleo mineral). A pessoa terá que se adaptar e usar apenas produtos que não contenham essas substâncias. A diferença entre o no poo para o low poo é que o um é a ausência de shampoo (no poo) já o outro usa apenas shampoo sem sulfato. Acho que seria interessante escrever um post somente sobre essas duas técnicas, para esclarecer melhor! ;)
  • Durante a transição devo usar produtos para cabelos alisados ou cacheados?
Responderei por experiência própria... durante o meu processo de transição na maioria das vezes utilizei produtos voltados para cabelos cacheados ou quimicamente tratados. O máximo que você puder estimular os cachos, melhor pra você, e como o cabelo nesse período fica com duas texturas e a parte "lisa" depois vai ser cortada, invista em produtos para cachos. Eu tinha, e ainda tenho, muitos produtos para cabelos com progressiva, efeito liso, e quando fazia chapinha ou escova usava eles para ajudar a "baixar" a raiz.
  • Como deixar os cachos mais definidos?
Existem algumas técnicas que auxiliam na definição dos cachos, fitagem é uma delas. Mas depende também da escolha do creme de pentear (tipo e quantidade). No meu caso por exemplo, uso somente produtos desenvolvidos especialmente para cabelos cacheados, e procuro estimular os cachos amassando-os. Mostrei nesse vídeo como faço para finalizar meus cachos, assista aqui.

You Might Also Like

10 comentários

  1. amei o post, eu estou em transição (me ajudou bastante)
    beijos
    http://preparamoda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. muito legal, con fesso que não tinha ideia do que era. http://anavidadeestilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não faço transição mas gostei do seu post, eu fiz umectação e fiquei surpresa com o resultado.

    http://www.rockcomluxo.com/
    www.instagram.com/rockcomluxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Umectação é muito bom, to precisando repetir a dose hehe

      Excluir
  4. OI Mari,
    depois que li esse seu post eu descobri que estou em transição KKKKK quer dizer, meu cabelo tá uns 04 dedos de raiz cacheada e o resto liso (horrível eu sei), mas tô querendo deixar ele ficar maior pra cortar.

    Abraços,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso
    Não deixe de acompanhar a nossa FanPage
    Conheça a loja O Céu de Laura

    ResponderExcluir
  5. Muito legal o post!!
    Sei como é essa transição é bem melhor para o cabelo ele fica mais forte depois!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Mari, está sim! Muito bom*-* Espera crescer mais um pouco que daí você corta e nem vai perceber muito a diferença :DD

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma colega que está nessa fase de transição e mostrei teu blog pra ela, em especial esse post! Ela gostou bastante!! Gostei desse processo de umectação, mas será que dá pra fazer em cabelos mistos, como o meu?

    Blog Paixão por Makes | Canal do blog

    ResponderExcluir