Transição Capilar: A decisão do Big Chop

07:00



Para quem não sabe o Big Chop trata-se do "grande corte". Quem está na transição capilar e decide cortar toda a parte lisa do cabelo, deixando apenas os cachinhos :) É uma decisão que deve ser bem pensada, afinal de contas você que é acostumada com os fios longos, terá que se acostumar com eles bem curtinhos. O objetivo de tudo isso é ter os cabelos completamente natural, sem pontas lisas, sem químicas.
Se você está na transição capilar, não se deixe influenciar, só faça o BC se estiver realmente decidida pois isso envolverá diretamente a sua auto estima.

Quais as vantagens de se jogar de cabeça no BC?

Apesar de ser uma decisão extremamente difícil para algumas, é uma solução para eliminar de vez as pontas lisas, as duas texturas que muitas enfrentam durante o processo de transição capilar; Você vai ter a oportunidade de já conhecer seus cachos, amar e cuidar da forma correta; Usar e abusar de acessórios para deixar o cabelo mais charmoso e estiloso.






Antes de tomar qualquer decisão, pesquise bastante, tipos de cortes, busque informações na internet, converse com outras meninas que já fizeram o BC, pois uma vez o cabelo cortado não tem mais saída. Também não é nada assustador ou de outro mundo nééé?? VOCÊ precisa se aceitar, estar preparada!Ainda não estou completamente decidida sabe? Estou na verdade muito ansiosa para ver os meus cachos, que já estão começando a dar as caras, e isso me motiva cada dia mais a continuar e a pensar seriamente em cortar de vez a parte lisa. No meu caso sempre fui acostumada a ter cabelão, o mais curto que fiquei foi um pouco acima dos ombros, como está atualmente, mas sempre escovado, sabe?? E de repente me ver de cabelo bem curtinho vai ser beeem diferente para mim, uma experiência nova.

Estou atualmente com 11 meses de transição, com um ótimo crescimento de raiz. Posso fazer resumidamente um balanço nesses meus meses de transição capilar: apesar de estar enfrentando as duas texturas eu passei pela fase bem tranquila, no começo fiz muita texturização com bigudins, penteados, depois acabei me rendendo aos coques, rabo de cavalo, que são mais fáceis e mais práticos para o dia a dia.

Para finalizar o post de hoje e não ficar ainda mais longo, o meu conselho para quem também está na transição e pensa no Big Chop é o seguinte... a decisão é somente sua, não faça nada por pressões alheias,  sinta-se livre para fazer o que bem entende. E antes de mais nada, tenha total certeza do que está fazendo, quero ver as minhas futuras cacheadas todas contentes em??

Quem também está na transição e pensando seriamente em fazer o grande corte? Qual a demora amiga? Está decidida ou em cima do muro? Me conte!

You Might Also Like

46 comentários

  1. é realmente quem faz o BC tem que ter a certeza das coisas por que eu mesma nunca que teria coragem de fazer rsrsrs amo meu cabelo... estou em transição também e estou amando meus cabelos sou muito de enjoar fácil então fico uns dois meses com ele cachiadinho e quando enjoo faço uma pranchinha, mais é isso ai quimica nunca mais...Mais parabéns pra quem toma essa decisão beijinhoo
    PÁH! Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Tai. Faço da mesma forma, as vezes uso escova, deixo solto, prendo, vou intercalando, esse é o bacana da transição. O BC é um decisão que deve ser beem pensada!

      Excluir
  2. Tem que ter coragem!
    Já tive o cabelo MUITO curto, e foi um choque, imagina fazer BC?

    ótimo post!
    beijos, ana-dodia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ana, uma decisão que não pode voltar a trás!

      Excluir
  3. Cade sua foto??? hehe Eu acho lindo cabelo curto e cacheado. Usei um tempão bem curtinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem vários posts aqui no blog com fotos do meu cabelo em transição, ainda não tive coragem de fazer o BC :))

      Excluir
  4. Eu lembro de um outro post seu que você fez falando sobre isso... e admiro muito sua iniciativa. Realmente tem que ser uma decisão bem pensada, mas que com certeza colherá bons frutos!
    Enfim, você é bonita de qualquer jeito... cabelo liso ou natural! rs

    Beijos
    Blog Secret Box

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Nessa, e ainda não me sinto preparada totalmente para o BC. Estou completamente indecisa hehehe
      Ouun minha linda, obrigadaa!!!

      Excluir
  5. Verdade cadê sua foto,eu bem que gostaria de fazer mas não sei se ficaria bem em mim meu cabelo me deixa louca nunca esta bom ou então tenho que ficar fazendo chapinha que dura uma eternidade eu preciso de 2 horas para ter um resultado bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine, por isso desisti da chapinha viu? Perdia bastante tempo pra deixar beem liso, como sempre quis! Mas acho cabelo liso super lindo *-*
      Ainda não fiz o BC, mas tem vários posts aqui no blog com fotos minhas em transição, dá uma olhadinha

      Excluir
  6. Realmente é uma decisão muito pessoal, mas deve ser uma delicia poder lidar e cuidar dos cachinhos de verdade né?

    Quando vc fizer quero ver!!!! *-*
    Beijão
    http://doce-feito-pimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Pati, deve ser uma delícia mesmo. Ansiedade me define hehe

      Excluir
  7. Mari, que post maravilhoso para as meninas que estão em dúvida rsrs..
    Eu parei com a química no meu cabelo em julho do ano passado, esperei crescer um pouco e e no dia 17 de setembro de 2012 cortei bemmm curto... foi a melhor coisa que já fiz... rever meus cachinhos foi tão bom... confesso que não larguei a química 100% ,pois a cada três meses passo química na raiz, para da uma relaxada e soltar os cachos, só assim tenho conseguido ficar com os cabelos curtos. Beijos!
    http://cantinhodajulifelixs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pretendo ficar com eles 100% natural, mas ainda não posso afirmar pq não sei exatamente como ficarão meus cachos. Lembro da sua história, seus cachos estão lindos :)

      Excluir
  8. Estou na transição também, cortei a uma semana o cabelo bem curtinho na altura do queixo, e estou gostando, estou explorando bastante todo dia perco até horas mexendo e sendo qual é a melhor forma de cuidar, pentear e amarrar, apesar de ser difícil é satisfatório né?! agora estou ansiosa para ter cabelos longos e cacheados como no passado antes de fazer química.

    Beijos www.baudahellen.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hellen, morro de ansiedade em chegar nesse nível. Cuidar dos meus cachinhos *-* Deve ser uma delícia né? Também quero os meus longos e beem cacheados :)

      Excluir
  9. Nossa, só de pensar em fazer o corte químico, dá vontade de chorar, mas acho que será uma das únicas opções para ter meu cabelo bom novamente :(
    Ótimo post, adorei aqui Mari!
    beijos

    www.lauraguernett.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laura, cortar o cabelo pode ser ruim no início mas depois quando ele crescer você vai sentí-los cada vez mais saudáveis. Essa é a vantagem! Mas não tenha pressa :)

      Excluir
  10. Para aderir a esse corte tem que ter muuuita coragem e ter certeza do que quer. Eu particularmente não usaria, AMO ter cabelão e não sei viver sem eles.

    Beijinhos
    www.toquedemulher.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo cabelos longos, mas as vezes é necessário mesmo, faz parte do processo! :D

      Excluir
  11. Ai eu gostaria muito de fazer assim sabe tudo do começo,deixar bem curtinho e deixar ele crescer sem química mas.
    Não tenho coragem de cortar agora que ele esta longo,mas queria ele bem cacheado black mas ele ta com progressiva me arrependi de ter feito e tenho medo de me arrepender de cortar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, é uma decisão bem particular sabe? Se você deseja ter seu cabelo black e bem cacheado, precisa tirar essa progressiva toda. Mas vá começando aos poucos, não precisa cortar de primeira ;)

      Excluir
  12. Muita gente está sendo adepta a esse corte, para deixar o cabelo virgem crescer, eu estou refletindo apenas em cortar o corte da Sandy rsrsrs

    bjos

    Nossa eu fiquei sabendo ontem dessa ferramenta e amei, já vou utilizar tmb... muito obrigada por essa dica bjos

    perdidanaperfumaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, estão mesmo viu? É uma ótima saída para se livrar da química e deixar os fios naturais.
      O corte da Sandy é LINDO!

      Excluir
  13. Pra fazer isso a pessoa tem que ter muita personalidade forte, ser decidida no que quer pra não se arrepender e sofrer depois, pq demora muito pra crescer os fios, cortei meu cabelo no final do ano passado a cima do ombro, e até hoje ele só cresceu centímetros pequininos. nesse caso de corte quase rente ao couro cabeludo eu cortaria se fosse muito necessário em caso de saúde....bjs linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosi, no caso quem adere a esse tipo de corte é mais como fuga e tentar se livrar um pouco dos "problemas" da transição capilar. Sabendo cuidar e arrumar o cabelo fica bem bonito mesmo. Meu cabelo não demora muito de crescer, cortei recentemente e ele nem parece kkkkkk vai de pessoa mesmo

      Excluir
  14. caramba eu nunca teria coragem! mesmo que meu cabelo cresça rapido, isso requer mta coragem pois arrependimento nao ira colar o cabeolo de volta rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Lais, não volta meeesmoo!! por isso é uma decisão que deve ser bem pensadaxD

      Excluir
  15. Oi!
    Eu pensei seriamente em fazer isso uns meses atrás porque estou tirando toda a química do meu cabelo e as partes lisas tb, mas daí não sei se ele vai ficar no tamanho que eu quero até o dia do casamento, então vou deixando ele crescer e vou cuidando aos poucos.

    Abraços,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso
    Gosta de decoração? Conheça a Chevron Mania
    Não deixe de acompanhar a nossa FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, faça isso! Nem pense em cortar agora perto do casamento viu? Vai que você não gosta? Nem pensar uhauaha Legal, não sabia que também estava saindo da química :))

      Excluir
  16. Nossa!Que decisão difícil hein?Eu não teria coragem,e não conhecia esse corte,na verdade a técnica né!Já que é para ter o cabelo natural novamente...
    Meu cabelo é longo,já me acostumei...Nunca faria isso!rsrsrs
    Bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anne, é bem conhecido entre as meninas em transição e as cacheadas :) Uma decisão que deve ser bem pensada mesmo!

      Excluir
  17. Estou em transição também. Já tive vontade de cortar o cabelo várias vezes nesse período, porém, ainda conservo as pontas, para ficar mais prático o penteado no dia-a-dia. Hoje deixei mais preso atrás, deixando bem a carinha que espero quando for cortar definitivamente, já está funcionando como um teste. Já cortei o cabelo bem curtinho e fiquei com ele natural, mas acabei me rendendo à química novamente, e dessa vez pretendo cortá-lo quando estiver um pouquinho maior, planos de que seja no final do ano. E agora digo: química nunca mais. Quero meu cabelo crespo e saudável!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Michele, força na transição! Também estou tentando me adaptar e vou ver se faço o BC esse ano ou não, vou fazer 1 ano de transição *-* Mas não estou completamente deciidida haha

      Excluir
  18. Nossa!
    Realmente uma decisão super difícil, se fosse comigo não sei se conseguiria...

    Bjs Mari :)
    http://territoriorosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda mais você né amiga? Que sempre teve cabelãão.

      Excluir
  19. Nossa não sei se conseguiria tomar está decisão, fica lindo, mais para meu caso acho que não iria acostumar. beijos
    www.super-hermosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acostumar é a questão! Mas acho que é mais adaptação mesmo, a gente vai acostumando, adaptando :)

      Excluir
  20. Eu meti a tesoura nos meu cabelos foi triste... eu estava com mais ou menos 2 anos sem alisar meus cabelos estavam grandes... inicialmente foi dolorido meus cabelos ´mal davam para amarrar... meus familiares debochavam de mim e tudo me chamavam de capacete e tudo eu persisti... lutei fielmente aos meus cachos durante mais 1 ano e meio... gastava com cremes e tudo, mas meus cabelos não tinham forma, para variar o corte não ajudou quanto mais crescia mais estranho ficava... Me sentia feia, não me sentia bem com os cabelos curtos, meus cabelos crescem rápido; mas devido ao corte a coisa ficava a cada dia ficava mais feia... Eu fui fraca apesar da felicidade ter meus cabelos naturais, abandonei os cachos e voltei a química... gente se vcs querem entrar na onda natural tem que ter muita força de vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Marcelle, que pena! Mas no começo é assim, o cabelo fica meio sem forma. A gente precisa aprender a lidar com ele, entender as necessidades do cabelo e oferecer produtos que ajudem naquele momento. Quem sabe agora você fica mais preparada e mais firme para começar uma nova transição?

      Excluir
  21. Olá meu nome é Rhayanne Machado. Estou em transição a exatos 3 meses, estou feliz com os cachos aparecendo, e feliz porque meu cabelo tem um crescimento bom. Já cresceram uns 4 dedos vou esperar fazer 8 meses de transição pra cortar!!! queria umas dicas de como hidratar a parte natural do meu cabelo sem danificar a.com química. Já pensei várias vezes em desitir. Mais tou aki tentando conseguir essa proeza. Obrigada dsd já!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rhayanne, que ótimoo!! Parabéns pelos 3 meses em transição, é isso aí.
      Olha, para cuidar do cabelo nesse período é bem tranquilo, no começo eu continue usando os mesmos produtos de antes, depois que fui vendo a parte cacheada acabei me empolgando mais e investi em produtos voltado para cachos. É legal você esperar pra ter mais afinco nos cuidados após o corte, pq daí você vai ficar com mais da metade do cabelo cacheado, então será mais fácil. Nesse caso invista bastante em máscaras hidratantes e nutritivas e pelo menos uma vez no mês faça uma reconstrução.

      Excluir
  22. Olá meu nome é Rhayanne Machado. Estou em transição a exatos 3 meses, estou feliz com os cachos aparecendo, e feliz porque meu cabelo tem um crescimento bom. Já cresceram uns 4 dedos vou esperar fazer 8 meses de transição pra cortar!!! queria umas dicas de como hidratar a parte natural do meu cabelo sem danificar a.com química. Já pensei várias vezes em desitir. Mais tou aki tentando conseguir essa proeza. Obrigada dsd já!!

    ResponderExcluir
  23. Olá meu nome é Rhayanne Machado. Estou em transição a exatos 3 meses, estou feliz com os cachos aparecendo, e feliz porque meu cabelo tem um crescimento bom. Já cresceram uns 4 dedos vou esperar fazer 8 meses de transição pra cortar!!! queria umas dicas de como hidratar a parte natural do meu cabelo sem danificar a.com química. Já pensei várias vezes em desitir. Mais tou aki tentando conseguir essa proeza. Obrigada dsd já!!

    ResponderExcluir
  24. Olá meninas,hj eu fiz meu big chop, e chorei muuuuito enquanto a cabeleireira cortava, fiquei no banheiro do salão chorando antes de ir embora, apesar de ter gostado do corte, ficou muito moderno e bonito, mas ver um pedaço grande de cabelo caindo no chão, foi quase um filme de terror.Porém quando cheguei em casa, meu marido me elogiou tanto, disse que fiquei linda, algumas pessoas que encontrei no decorrer do dia me elogiaram. E quer saber, estou linda mesmo! Meu cabelo está bem curtinho e meus cachinhos bem definidos e saudáveis.
    Valeu a pena mesmo!!!
    Mas precisa de coragem e analisar o corte que combina com vc.
    Bjus meninas e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que maravilha, parabéns pela coragem viu? É isso aí! Cabelo novo, vida nova. Sucesso com seus cachinhos, obrigada por compartilhar sua história com a gente :))

      Excluir