Tudo o que você precisa saber sobre umectação capilar!

07:00


Ontem conversamos sobre o cronograma capilar (veja aqui) e vocês entenderam do que se trata, porque precisamos seguir uma rotina capilar e como elaborar o seu próprio cronograma, não é mesmo? Daí, para dá continuidade ao assunto, resolvi trazer hoje algumas informações importantes sobre a umectação capilar.

O que seria umectação capilar?

É quando você banha os seus fios com óleos, e deixa agir nos fios, com a finalidade de que os fios absorvam os benefícios que os óleos trazem. Lembre-se: devemos usar apenas os óleos vegetais. Você pode encontrar em lojas de produtos naturais, em farmácias... Observe sempre os benefícios que cada óleo apresenta no rótulo e use isso a seu favor.

A umectação é indicada em quais situações?

Você pode optar em fazer umectações quando sentir um excesso de porosidade, pontas extremamente ressecadas, cabelo sem vida, sem forma. Está seguindo corretamente o cronograma e quer dá um choque de nutrição aos seus fios.

Como devo fazer?

Seus cabelos devem estar limpos ou sujos (tem pessoas que preferem com os fios sujos e secos), daí você vai passar o óleo em toda a extensão do cabelo. Aguarde um período de mais ou menos 3h (tem pessoas que preferem passar à noite e dormir com o óleo nos fios). Em seguida lave com shampoo, finalize com a sua máscara e feche as cutículas com um condicionador. Se tiver a raiz oleosa evite passar o óleo diretamente na raiz, nesse caso utilize apenas no comprimento dos fios.
Na Índia a verdadeira umectação serve para massagear o couro cabeludo, sendo assim ele passará a absorver o óleo e ajudará a manter a oleosidade natural dos fios. Essa massagem também auxilia no crescimento dos cabelos, então se você está com dificuldades para que seu cabelo se desenvolva, pode fazer uma boa massagem durante a umectação.

Quais óleos posso usar?

  • Óleo de rícino: pode ser utilizado no couro cabeludo, auxilia no crescimento;
  • Óleo de coco: rico em ácidos graxos e vitamina e. Restaura a estrutura dos fios, proporciona equilíbrio aos fios danificados. É indicado para fios ressecados e combate o frizz;
  • Óleo de jojoba: para qualquer tipo de cabelo. Dá brilho, combate a caspa e a queda. Boa opção para quem tem o couro cabeludo oleoso;
  • Óleo de abacate: rico em vitaminas A e E. Inibe a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os sinais do envelhecimento, garantindo assim hidratação e nutrição profunda aos fios;
  • Azeite de oliva extra virgem: tem propriedade emoliente, confere brilho e hidratação aos fios. 
 Qual a frequência de uso?

Isso vai depender do estado do seu cabelo, mas o ideal seria ao menos uma vez ao mês.

Me encontre:

E aí, gostaram do post? Qual seu óleo preferido para fazer a umectação?

You Might Also Like

33 comentários

  1. Sou a louca da Umectação..kkkkkk....faço todas as vezes que lavo os cabelos e eles melhoraram muito. Seu post ficou super bem explicado, não deixou duvida nenhuma. Parabéns.
    Uso o de Rícino, o de abacate, de coco e o azeite.
    Necessaire da Kika
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom Ellen, essa era a intenção!
      Meu cabelo também ama umectação, quero testar novos óleos, só isso hehehe

      Excluir
    2. Tome cuidado com exageros! Uma vez por semana é o suficiente...

      Excluir
    3. Isso Linka! Até pq nem sempre o fio necessita de tanto óleo. Depende da necessidade de cada cabelo, mas nada de exageros.

      Excluir
  2. Que lindo seu blog!
    Parabéns!!! Adorei conhecer!
    Dá uma passadinha no meu depois!
    Beijos

    www.bloghotladies.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa que legal isso, estou precisando fazer. bjs
    Meu blog: FABIOLA KEFFER

    ResponderExcluir
  4. Oi linda adorei o post e qero saber se pode usar mais d um oleo?
    Bjoks *_*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, junto eu nunca usei mais de um óleo viu? rs Posso testar pra te falar! xD Mas você pode intercalar, usar uma vez um tipo de óleo, depois outro, daí obtém diferentes resultados xD

      Excluir
    2. claro que pode gatas! o oleo de coco por ex, é um oleo carreador, ou seja, ele leva com ele as propriedades dos outros oleos que vc misturar... Pode por exemplo usar o oleo de coco com um pouco de oleo de tutano, rico em colageno, e o proprio colageno vendido em vidrinhos a partir de 30 ml no mix... ou so oleo de girassol, rico em ceramidas + as proprias ceramidas, ou oleo de oliva + monovin E ... nossa isso é um mundo de diversão pra mim... sou louca....

      Excluir
    3. Aii que maravilha, temos uma entendida do assunto por aqui! Boas dicas :) Vou tentar o óleo de coco com o de tutano *-* Obrigada viu??!

      Excluir
  5. Será que posso usar óleos como o extraordinário da L´oreal ou o super óleo da Garnier?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, o ideal seria usar óleos naturais. Esses óleos não são indicados =/

      Excluir
    2. Da última vez, eu fiz com o Extraordinário da Loreal e achei o resultado muito bom! Só que fica meio caro, em 2x que usei já foi metade do frasco, que custa quase R$ 30,00...

      Excluir
    3. Da última vez, eu fiz com o Extraordinário da Loreal e achei o resultado muito bom! Só que fica meio caro, em 2x que usei já foi metade do frasco, que custa quase R$ 30,00...

      Excluir
    4. Também acho que fica meio salgadinho viu Cintia? Tenta investir nos óleos naturais mesmo, o efeito é ainda melhor e na verdade é o mais indicado :)

      Excluir
  6. pode fazer umectacao com oleo de amendoas+azeite de oliva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim! Óleos vegetais. Azeite extra virgem

      Excluir
  7. Bom dia Mari, tenho lido muito sobre o poder do Pantenol, porém não estou encontrando ele aqui em Salvador.
    Poderia misturar o óleo com o Bepantol?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erica, pode sim. Já vi muitas fazendo bepantol com óleo de coco. Uma umectação noturna. Primeiro aplica o bepantol líquido com o auxílio de um borrifador, depois você coloca o óleo de coco e deixa durante a noite toda;

      Excluir
  8. Por favor, vc não falou nada sobre o óleo de semente de uva. Você sabe algo sobre, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso escrever um post só falando especificamente sobre alguns óleos :) Acho que fica mais claro e abrange mais, pq se eu falasse de todos aqui ficaria muito extenso entende? Citei os principais e mais usados. Mas o óleo de semente de uva é bem leve, com alto teor de vitaminas e vitaminas, contém vitamina E, é bem hidratante. Caso queira posso falar mais dele em algum post xD

      Excluir
    2. Quantas vezes na semana ou no mês é ideal fazer umectação capilar com Azeite de Oliva?

      Excluir
    3. Olha, isso depende muito do seu cabelo, você precisa adequar a necessidade dele. Por exemplo, no meu cabelo 1 ao mês está ótimo! Mas se seu estiver muito poroso, sem vida, com pontas ressecadas, precisando mesmo de um choque de nutrição, tenta incluir no cronograma e fazer 2x ao mês ou 3x entende?

      Excluir
  9. Pode fazer a umectação no mesmo dia q faz a hidratação ou só qnd faz a nutrição ? Tipo, posso umectar, deixar 3 hrs, depois lavar, fazer a hidratação e depois passar o condicionador ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, pode sim! Normalmente a gente faz umectação antes de dormir, deixa a noite toda, no dia seguinte lava e hidrata normalmente. Eu gosto de usar uma máscara hidratante após umectar, sinto que meu cabelo responde melhor. Mas já vi meninas que usam máscaras nutritivas e se deram bem, veja o que seu cabelo reage melhor :))

      Excluir
  10. Pode fazer umectação com óleo de mamona ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Dalila, como comentei aqui no post, pode sim! O óleo de mamona, ou óleo de rícino, fortalece o cabelo, auxilia no crescimento, dentre outros benefícios.

      Excluir
  11. Posso misturar óleo de rícino + azeite de oliva e passar no cabelo todo (inclusive couro) ?

    ResponderExcluir
  12. Olá, to querendo fazer a umectação noturna, mas gostaria de saber se tenho que tirar assim que acordo ou posso deixar mais im pouco?

    ResponderExcluir
  13. Fantastic beat ! I wish to apprentice while you amend your site, how can i subscribe for a blog website?
    The account helped me a acceptable deal. I had been tiny bit
    acquainted of this your broadcast offered bright clear idea

    My web blog ... buy cheap viagra

    ResponderExcluir