#Papo Saúde: Alimentos para a pele

21:32


Todo mundo já está cansado de saber que nós somos o que comemos! Então se queremos uma pele saudável, viçosa, macia, hidratada, bonita, devemos investir melhor na nossa alimentação. Inclusive existem alguns alimentos que são extremamente importantes e fazem toda a diferença em nossa pele.
Vamos conhecê-los?

Atum: Devido ao selênio, um nutriente que trabalha para assegurar uma pele firme e suave, o atum é presença obrigatória na sua dieta alimentar. Tem propriedades antioxidantes; 

Batata-doce: inundada de vitamina C – o consumo da batata-doce torna-se ideal para manter uma produção contínua de colágeno e, consequentemente, uma pele sem rugas. 

Cenouras: um legume essencial para a pele, principalmente na prevenção e combate a acne. Tendo como principal ingrediente a vitamina A, esta trabalha no sentido de evitar a produção excessiva de células na superfície da pele, ou seja, assegura que os poros não sejam entupidos. Estudos recentes revelam ainda que a cenoura também reduz a produção de células cancerígenas. 

Chá verde: um líquido precioso que também não esqueceu a pele. Quando bebido quente, o chá verde liberta catecol, um antioxidante muito forte com características anti-inflamatórias e anti-cancerígenas. 

Chocolate amargo: existe uma ideia errada no que toca a culpar o chocolate pelo aparecimento de acne, no entanto o chocolate amargo é rico em flavonol, um poderoso antioxidante presente no chocolate, este atua diretamente na pele, protegendo-a contra os raios solares e assegurando a sua suavidade.


Ovos: os ovos encerram em si uma poderosa vitamina – a biotina – que assegura a hidratação total da pele, evitando um aspecto seco e pouco saudável. 

Soja: rica em isoflavonas, um fitohormônio (hormônio vegetal) semelhante ao estrógeno, a soja tem sido recomendada por dermatologistas como um alimento imprescindível para a beleza da pele. Estudos mostram que a pele possui receptores para as isoflavonas, e elas são decisivas para evitar seu ressecamento e melhorar a elasticidade. Mulheres na menopausa ou que estão próximas dessa fase são as que mais se beneficiam, uma vez que a deficiência hormonal estrogênica que se inicia por volta dos 40-45 anos, colabora ainda mais para a diminuição da elasticidade da pele. Contudo, o alimento tem sido indicado também para as mais jovens, como forma de prevenção. 

Colágeno hidrolisado: extraído industrialmente dos ossos, peles e tendões de animais, o colágeno hidrolisado não tem contra indicação e é capaz de estimular a produção do colágeno natural que perdemos com o passar do tempo. Estudos recentes estão mostrando que esse novo alimento é um eficiente aliado contra processos de flacidez tecidual e quando aliado a atividade física, torna-se uma excelente fonte protéica capaz de sintetizar massa magra, mantendo assim o aspecto jovial do corpo. 

Castanhas, nozes e amêndoas: fontes de selênio e vitamina E, esses alimentos são indispensáveis no cardápio de quem quer ter uma pele bonita. Com propriedades antioxidantes, essas substâncias previnem e/ou retardam o envelhecimento da pele, contribuindo para manter sua elasticidade natural.  2-3 castanhas do pará por dia, por exemplo, são suficientes. 

Prebióticos e probióticos: os prebióticos são substâncias (fibras) conhecidas como inulina, oligo e frutooligossacarídeos, que estão sendo adicionadas em certos alimentos com o objetivo de melhorar o funcionamento intestinal, assim como os probióticos, microoganismos vivos adicionados a iogurtes e leites fermentados. Ambos garantem regularidade intestinal, facilitando a eliminação de toxinas, proporcionando uma pele mais bonita, livre de acne.

E vocês, costumam consumir algum alimento em especial para ajudar na beleza da pele?

Post Relacionados

6 comentários

  1. ótimas dicas, amei, bjs
    http://viverosonhodedeus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. boa dica, a alimentação é um grande aliado da pele e cabelos bonitos.

    PARTICIPE DOS MEUS SORTEIOS: http://rockcomluxo.blogspot.com.br/p/sorteios.html

    ResponderExcluir
  3. Todos os dias como um tabletinho de chocolate amargo. É minha sobremesa do almoço. kkkkk
    Adorei as dicas!!

    ResponderExcluir
  4. Vim conhecer seu blog porque estou pensando em ir para o encontro de blogueiras aqui em Salvador! Adorei seu cantinho e suas dicas! Deu até fome, rs! ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari *-* pra falar a verdade super que adorei o post, estou começando ir pra academia e realmente estou tentando ter uma dieta mais saudavel pois sou a pessoa numero 1 do mundo pra comer porcaria kkkk eu amo chá verde meu vicio de todas as noites *-*
    gostaria de te convidar também para conhecer meu blog
    www.cinderelachic.com
    muito obrigada e um beijo gordo!

    ResponderExcluir
  6. Arrasou nas dicas amiga!!
    Eu como bastante batata doce, pois além do que você colocou aí, ela é rica em proteína, ideal para quem malha :)

    Bjs
    Participa do SORTEIO de um Óleo Moroccanoil, o Melhor Óleo de Argan do Mundo!!!
    http://territoriorosa.blogspot.com.br/2013/08/sorteio-moroccanoil-oleo-de-argan.html

    ResponderExcluir