Cronograma Capilar: Como funciona!

07:00


Bom meninas, eu já escrevi um post bem básico fazendo um apanhado geral sobre o que seria cronograma capilar ou rotina capilar (veja aqui) porém, senti necessidade de abordar com mais detalhes esse assunto, até porque como muitas de vocês já sabem, estou em transição capilar :)
O mais importante é vocês saberem que o cronograma capilar é uma rotina de cuidados com o seu cabelo, é o processo em que você passa a conhecer melhor qual nutriente seu fio necessita naquele momento.

O cronograma capilar é dividido em três etapas: Hidratação, Nutrição e Reconstrução! Nosso cabelo constantemente vai perdendo alguns nutrientes, e através das máscaras de tratamento, shampoo, condicionador específico e cuidados especiais, você consegue repor alguns desses nutrientes que foi perdido.


Muitas meninas me perguntaram como está o meu cronograma, já que estou em fase de transição, vou mostrar a vocês:

                    Segunda      Terça  Quarta     Quinta          Sexta Sábado    Domingo
1ª Semana : Hidratação          - -                 Hidratação          - -                  Nutrição
2ª Semana:  Hidratação          - -                 Hidratação          - -                  Nutrição
3ª Semana:  Hidratação          - -                 Nutrição              - -                  Reconstrução

Esse esquema é de acordo com as necessidades do meu fio, e constantemente quando percebo que ele não está reagindo, faço algumas mudanças. Depois de ter largado a vida da escova e chapinha, procuro lavar meu cabelo pelo menos três vezes na semana, percebo que meus fios ficam mais bonitos, macios e com vida após realizar uma boa nutrição, então procuro incluir uma vez a mais. Faça adaptações, antes de começar a fazer seu cronograma conheça o seu cabelo :) Esse é o passo mais importante.

Antes de mais nada, você precisa entender para que serve a hidratação, a nutrição e a reconstrução, bem como distinguir uma máscara da outra. Vamos lá?

  1. Hidratação: reposição hídrica. Você irá repor a água perdida do cabelo, e para isso vai precisar de máscaras hidratantes que retenham a água no fio. Essa fase é bem indicada pra quem ta com ressecamento leve e frizz. Ao final do tratamento seus cabelos estarão mais leves, suaves e macios.
  1. Nutrição: essa é a fase onde você vai repor os lipídios e demais nutrientes. Quando você sentir seus fios bem ressecados e rebeldes, chegou o momento de nutrir. As máscaras nutritivas costumam ser mais potentes que as hidratantes, por isso quando perceber que seu cabelo está com muita porosidade opte por incluir mais uma nutrição no seu cronograma.
  1. Reconstrução: etapa de reposição das proteínas e reconstrução da fibra capilar. Quando sentir seu cabelo sem vida, com quebra, queda ou você faz uso de muitas químicas, é importante 1 ou vezes ao mês fazer uma boa reconstrução nos fios. Não esqueça NUNCA de que o excesso de queratina tende a quebrar, a danificar os fios, fazendo com que você obtenho o efeito inverso ao desejado. O recomendado é que você realize a reconstrução após uma nutrição. É normal após esse tratamento sentir os fios mais durinhos, mais ásperos.


Ok, agora você já sabe como montar o seu cronograma e entende a necessidade do seu fio em relação a cada nutriente. A próxima etapa é você conseguir diferenciar uma máscara da outra. Normalmente as máscaras de tratamento trazem no rótulo informações bem importantes e que você deve se atentar a isso... Nas máscaras hidratantes devemos analisar se está presente um dos seguintes nutrientes: silicones, alcool modificado, são a base de frutas, vegetais, pantenol, glicerina - As máscaras nutritivas são fáceis de identificar pois geralmente contém a palavra “óleo” no nome. Mas também pode ter ceramidas e manteigas. Pode ser óleo de coco, de mamona, rícino, óleo de amêndoas, óleo de argan, karité, tutano, abacate... - Já as máscaras de reconstrução deve possuir na sua formulação, queratina, colágeno ou aminoácidos.

Quero fazer um post com dicas de máscaras hidratantes, nutritivas e de reconstrução, o que vocês acham? Quem aqui segue o cronograma capilar? Tem alguma dica em especial?

You Might Also Like

18 comentários

  1. ai que demais! beijos
    www.blogmaniadeoutono.blogpot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Mari, que produtos vcs usa nesses dias,quais marcas? bjinhooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kelly, eu vou gravar um vídeo mostrando melhor os produtos que tenho usado. Tem vários mas alguns são os meus preferidos. Em breve tá aqui no blog tá?

      Excluir
  3. Muito bom! Também estou com os cabelos em transição.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Quero dica das máscaras sim!!!!
    Tô afim de cuidar bem do meu cabelo mas ainda me perco nas escolhas.
    Adorei o post!

    Beijão

    www.doce-feito-pimenta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pati, vou gravar em vídeo que fica melhor de mostrar e explicar :) Essa semana deve tá no canal viu?

      Excluir
  5. eu ja havia pensando como fazer isso, mais eu não sabia como fazer ainda, vc me deu uma otima ideia, obrigada.

    Kiss

    www.himekawaii.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aii que ótimo, fico feliz em ter ajudado *-*

      Excluir
  6. Adorei Mari
    bjinhos

    http://ronyalbuquerque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gente. A freqüência da umectacao é apenas 1 vez por mês? Não posso fazer todos os finais dr semana? Meu cabelo ta mega estragado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laura, a umectação não é exatamente para cabelos danificados, é para repor a nutrição entende? Em caso de cabelo muito danificado você pode optar também pela reconstrução. A umectação vai te auxiliar em casos de ressecamento, revitalizar seu cabelo, dá mais brilho, entende?

      Excluir