Transição Capilar: Processo ao longo de 7 meses

10:39


Olá meninas! Tudo certo? A postagem de hoje não tinha nada a ver com cabelos, muito menos transição capilar, mas senti uma enorme necessidade de vir aqui compartilhar com vocês esse meu processo. Ontem publiquei uma foto no instagram e na page do blog e uma leitora me pediu para colocar algumas fotos da transição em si. Gente, vou avisando que as imagens a seguir são super fortes tá? rs É preciso ser bem corajosa para continuar lendo ( e eu de postar haha), mas achei de grande importância pois assim outras meninas que passam pelo menos processo se encoraja e não pensa em desistir xD Vamos lá?

Não sei se já comentei aqui pra vocês, mas uso química desde os meus 8 anos. Comecei com um relaxamento mais leve, na época de criança mesmo, depois parecia que não estava mais fazendo efeito. E usava somente para reduzir volume e não para retirar os cachos, com o tempo a frequência de relaxamento começou a aumentar, já não fazia mais quando sentia necessidade, passei a relaxar a cada 6 meses e depois a cada 3 meses. Em 2009 ou 2010 mais ou menos fiz a minha primeira progressiva (com formol). Já não aguentava mais ter que escovar o cabelo toda semana, ser escrava da chapinha. Depois da primeira progressiva não parei mais, quis meu cabelo cada dia mais liso. Fui em salão, fiz em casa, tudo para ter o cabelo mais liso e com aspecto mais natural. Até que eu também já estava me sentindo escrava de toda essa rotina e decidi dá um tempo. Tentei váááárias vezes o processo de transição e sempre desistia por sentir a raiz inchada demais ¬¬ Inicialmente eu queria sair da guanidina e pular para amônia só que desta vez decidi sair de tudo, rs


Nessa primeira foto eu só fazia relaxar ele, nada de progressiva. Mas repare que não existem mais cachos, ele está sem volume e com a raiz bem lisa. Na imagem seguinte eu já estava em mais uma tentativa de transição, mas não deu certo. Fiquei apenas 3 meses sem relaxar e depois desisti. Na última eu estava no primeiro mês da minha transição mais recente, a raiz ainda estava baixa e processada pela química e o comprimento completamente sem cachos ou ondas.

Aqui eu já estava mais decidida a continuar com esse processo. Na primeira imagem eu estava com o cabelo molhado e usando creme para tentar definir os cachos. No final do 1º mês! Daí em diante comecei a pesquisar sobre o assunto, me interessar mais. Descobri váárias dicas legais na internet, e uma amiga me sugeriu colocar bigudinho para dar forma aos cachos. Na segunda imagem eu estava no último dia, o bigudinho só fica bom até o terceiro dia, após isso os cachos começam a ficar sem forma. E na última foto eu estava no segundo dia, após ter feito o bigudinho :) Apesar de trabalhoso o resultado é incrível, consegue definir bastante os cachos e você vai se acostumando.

Assim que termino de tirar os bigudinhos os cachos ficam dessa forma *-* Como meu cabelo é cheio uso 36 bigudinhos, o que dá 3 pacotinhos. Talvez, na parte de trás seja necessário você pedir auxílio a alguém, fora isso com o tempo você pega a "manha". Pretendo gravar um vídeo pra vocês ensinando e mostrando a forma que costumo fazer xD

Atualmente estou no 7º mês de transição. É um momento difícil, a sua raiz fica super inchada e o comprimento do cabelo esticado. Queria ter coragem para fazer o big chop mas ainda não será desta vez! Fui ao salão ontem e pedi que cortasse o máximo possível, só que ainda queria a possibilidade de prender. Nessas duas imagens o cabelo está úmido, quando ele fica seco e sem creme arma logo. Fica bem capacete sabe?! rs Sigo corretamente o cronograma capilar (não sabe do que estou falando? Leia esse post) porém nos últimos meses ele parece não estar reagindo aos produtos. Sempre tive o cabelo misto, oleoso na raiz e seco nas pontas. No entanto após esse processo de transição a raiz tem ficado cada dia mais ressecada e quebradiça. Vou tentar usar algum tônico anti quebra com a finalidade de solucionar esse problema, e tentar intensificar e mudar o ritmo do cronograma. As vezes o cabelo pede que você faça algumas mudanças e eu como sou muito obediente, farei isso. 
Pretendo a cada 2 meses cortar mais um pouco e ir tirando as pontas processadas, daí aos poucos vou percebendo melhor a diferença. E volto aqui com mais imagens para vocês, esse post foi mais para contar um pouquinho da história do meu cabelo e como ele está atualmente. Na próxima postagem quero trazer algumas fotos de meu cabelo natural, quando eu era criança, pra vocês verem a diferença. Ele sempre foi MUITO cheio mas os cachos eram bem definidos, bem bonitos. Espero que fique assim hehe

E se você está chegando aqui agora, já escrevi outros posts sobre o processo de transição capilar, dando dicas e falando como tudo começou. Se você está nessa fase não pode perder esse e esse post. Espero que tenham gostado! Para quem está nessa fase, muita força, foco, paciência e determinação, em breve alcançaremos o nosso objetivo. Estou com você s2

Qualquer dúvida ou sugestão é só deixar a sua mensagem através do formulário de contato ou encaminhando um email para: contato@maribelezapura.com





You Might Also Like

58 comentários

  1. Mais seu cabelo ta ficando muito bonito em algumas fotos que você posta da pra ver a diferencia , eu tentei ficar longe das quimicas mais sinceramente não conseguir parei de pintar passei 8 meses sem pintar mais junho resolve pintar não aguentei .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É pq to colocando bigudinho, pq sem nada ele fica extremamente armado kkkk
      É, tinta é outro vício! Pensei em pintar o meu mas desisti, quero mais saber de dependência nenhuma, rs

      Excluir
  2. AMEEI! Parabéns pelo trabalho!! *-*
    Beijos linda, sucesso! www.kaoliveira.com

    ResponderExcluir
  3. Mariana, eu levei 9 meses pra fazer o bigchop, mas de experiência própria, já posso te dizer que depois de um tempo a parte relaxada para de responder ao tratamento, comecei a notar isso depois de 6 meses de transição, mesmo fazendo cronograma religiosamente, ele não dava mais resultados na parte com química, parece que meu cabelo estava pedindo o bigchop, foi daí que comecei a reunir forçar pra poder cortar toda a química, foi difícil, mas não teve outro jeito.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Clara, é isso, pensei que acontecia só comigo! Estou vendo que é normal mesmo. Não sei se teria coragem de fazer o big chop mas vou tentar ao menos cortar a cada 2 meses uma boa quantidade, já que tenho um bom crescimento.
      Obrigada por compartilhar com a gente a sua experiência!

      Excluir
  4. Mariana, também passei pela transição e foi preciso três cortes, num mesmo mês, para ter coragem de tirar todas as pontas lisas. E te falo que adorei! Parece que se tira o peso do mundo das costas. O cabelo vira outro, toma forma e está lindo por causa do tratamento!!!! Continue aí com essa força, na fase de transição, a única coisa que não vale é desistir (embora confesse que nunca tento estilizar por pura preguiça... hehehe). Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thalita, imagino que deve ter sido ótimo mesmo. Depois desse pequeno corte que fiz estou me sentindo bem melhor. Espero em breve pder cortar novamente.
      Muito obrigada, pode deixar, não vou desistir! xD
      Obrigada por compartilhar com a gente a sua experiência!

      Excluir
  5. Ficar longe da química é complicado mesmo, eu deixei de pintar meu cabelo pra ele voltar ao normal, pois estava muito ressecado nas pontas. Cortei o mais curto que eu aguentei, e estou cuidando mais dele. Mesmo assim, dá uma vontade de voltar a ser loira de novo....

    Blog Paixão por Makes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é, mas força que você vai conseguir. Talvez quando ele estiver mais forte e recuperado seu cabelo, vc pode voltar a pintar né? xD

      Excluir
    2. Michele, eu já tive luzes e BEEEM da raiz rs fiquei cortando um dedo de cabelo por mês por um ano. Essa moda de raiz escura e californiana foi uma bênção! hauha Relaxa rs Meu cabelo ficou todo da cor natural, depois eu fiz californiana duas vezes e cortei para tirar a tinta. NÃO CAIA na tentação não! É mtooo fácil tirar a tinta, vc consegue! Raiz escura agr é tendência rsrs

      Excluir
  6. Eu comecei com as quimicas, e sou escrava delas, mas realmente prefiro meu cabelo mais liso.

    http://vivendocomodeve.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joana, eu também preferia mas acabei desistindo de ser escrava das químicas. Mas não critico quem gosta, eu acho lindo cabelo liso :)

      Excluir
  7. Essas coisas de cabelo é um caso sério, tbm tenho um problemnhas com o meu, haha
    adorei vc relatar td isso :)
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carol!
      É verdade, cabelo é um caso sério.

      Excluir
  8. Mari!
    Seu cabelo está ficando muito lindo.
    Química é uma coisa complicada para algumas pessoas, mas pra outras dá super certo e no seu caso, super está dando!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. É Mari, eu imagino que seja difícil, tenho amigas que estão na luta já tem uns 2 anos, outras que já conseguiram e estão felizes da vida, e outra que desistiram, todas foram para o Beleza Natural!
    = ) ♥ Blog da Marii Brandão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Mari, vamos ver até onde vai isso né? Pretendo levar até o final, sem química alguma xD

      Excluir
  10. nossa amiga q processo demorado eim? mas tá ficando lindo ;D

    Fique com Deus, bjim Pink
    WWW.bypalomasoares.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Isso eh mt chato msm, to há 10 meses e sinceramente n vejo a hra de ter meus cachos de volta. As vezes fico mega triste qnd vejo fotos antigas de qnd meu cabelo era cacheado e enorme... Espero ter forças p continuar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bastante! Mas voce terá forças sim, é só pensar em seus cachinhos como ficará *-* Conta comigo!

      Excluir
  12. Eu já tive mechas e tirei toda a tinta, fiquei um ano cortando. Fiz californiana depois, cortei pra tirar de novo (to com o cabelo no ombro, quase sem tinta). Eu não tenho cachos, meu cabelo só tem umas ondulações, é muito fino e arma por isso. Já tentei tirar a química, fiquei 5 meses e não aguentei... Passei a fazer uma escova "mais fraca" para baixar o volume e deu certo. Agr meu cabeleireiro ñ está mais com essa escova, tive que fazer outra. Retoquei a raiz (não passo produto no cabelo todo) e ela deixou meu cabelo (super) liso, o q eu detesto. Estou pensando seriamente eu deixar crescer natural, mas estou pensando na rotina também. Eu estudo em horário integral e pratico kick boxing, ou seja, lavar e secar o cabelo todos os dias rs mas de verdade, to querendo muito o meu cabelo natural... É muito difícil, mesmo não tendo cachos eu me sinto muito mal, um poodle, me incomoda demais... Como vc lidam com a rotina e com isso? Não desanima, gostei mto do seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://i1.r7.com/data/files/2C95/948F/3060/EE99/0130/69C8/13EB/6DE1/JulianaPaes%20TL%201.jpg

      http://www.bahiaeconomica.com.br/ckfinder/userfiles/images/economia/economia2/Isis%20Valverde%20-%20gato%20smucky%20blogspot%2004.jpg

      meu cabelo natural é tipo assim... Será que eu aguento? Tô pensando em usar coque, rabo de cavalo, usar headband e pranchar dia sim, dia não (já que eu suo muito nos treinos)... Meu cabelo cresce 1 dedo por mês. Não tenho coragem para fazer o BC, no máximo usar no queixo ou até ombro (onde está agora).

      Excluir
    2. Lari, seu cabelo é lindo!! Claro que você aguenta sim, tenha força viu? Siga o cronograma direitinho, hidrata bastante os fios e fuja da chapinha com frequência. No começo é complicado mesmo, mas depois você acaba acostumando.
      Força viu? Qualquer coisa to aqui!

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Olhar a raiz mais ondulada e o resto liso mexe muito com a auto-estima (pelo menos cmg). Penso na rotina tbm, como disfarçar, eu sinto mto calor, transpiro muito... Mas n vou desistir. Já aguentei 5 meses uma vez, n sei pq desisti antes... =/

      Excluir
    5. Ô Lari, mas é assim mesmo. Comigo acontece a mesma coisa, tenho 9 meses e meu cabelo tá péssimo. Por conta da dependência da guanidina ele tá caindo bastante, a frente tá bem quebradiça mas to firme na minha decisão. Não desista, seja forte! Você vai conseguir, tô contigo *-*

      Excluir
    6. Um mês e meu cabelo cresceu um dedo! rs queria mto te mostrar como ele é rs tem algum e-mail p te mandar foto, sei la? Minhas amigas disseram q n ta mto diferente da parte lisa, q da p levar na boa.

      Excluir
    7. Tem sim :) Quero ver! Manda para belezapuraonline@hotmail.com

      Excluir
  13. Estamos juntas nessa flor, já estou a 8 meses sem alisar, e quando solto o meu cabelo fica muiiiiiiiiiito armado, parecendo um capacete, tem horas que me da vontade de alisar de novo, mas quando eu vejo histórias das meninas que passaram por esse processo de transição me volta a vontade de continuar.Beijos, força pra ti ou melhor pra nós rsrs.


    http://garotaacanhada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu fica assim Rafa, estou há 9 meses sem química! Mas siga o cronograma capilar e vá inventando penteados que vai dá tudo certo viu? xD

      Excluir
    2. Vcs são mega corajooosas! To a quase um mês e já pensando no q fazer qnd começar a crescer muito rsrs Meu cabelo n é crespo, nem tem cachos... Se acho difícil pra mim q é menos visível, imagino a barra pra vcs... Acho q vou viver de coque e rabo de cavalo pra encarar o dia a dia rs

      Excluir
    3. Ah! E nesse 1 mês, meu cabelo cresceu um dedo!

      Excluir
    4. Lari, é coragem e determinação viu? No meu caso mesmo, eu estava cansada de todo fim de semana ser refém da escova e chapinha, de correr da chuva, de não assumir meu cabelo natural, sabe? Daí do nado resolvi parar com tudo e voltar aos cachos hahaha
      Olha coragem, no seu caso é menos complicado, tenha foooorça que você vai conseguir sim! Quero depois as fotos viuu???

      Excluir
  14. Oi, Mariana! Minha primeira vez aqui no seu blog, já vai fazer 4 meses que não uso química. Comecei a alisar muito cedo, e pra mim é meio difícil pois minha mãe tem o cabelo totalmente liso natural (puxei ao cacheado/crespo do meu pai), eu sempre falo para meu pai que vou deixar meu cabelo cacheado/crespo crescer e ele apoia (mostro até os cachinhos que estão crescendo, hahaha), e meu irmão também me apoia bastante e sempre me fala que meu cabelo era lindo, mas minha mãe é meio contrária a ideia ela sempre me fala que meu cabelo vai ficar feio. E pra completar meus amigos estavam me perguntando quando vou pintar meu cabelo de novo já que minha raiz tá castanho escuro que é minha cor natural (pinto de vermelho desde os 12 anos). E sobre minha mãe falar que meu cabelo vai ficar feio eu não tento ligar pra isso, hoje mesmo eu tava desistindo, até falei a ela que queria alisar, agora sempre que me dá vontade de alisar digito no google "transição capilar" e me dá mais força de seguir em frente na transição, e foi assim que conheci teu blog. Até hoje lembro do tempo em que eu tinha meus cabelos cacheados/crespos, eu ficava hora vendo os cachos no espelho, achava aquilo tudo lindo. Quero comprar curl forms e bigudinhos o quanto antes!!! hahaha
    Beijos, obrigada pelo post incentivo, seu cabelo tá lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tai, desde quando comecei a minha transição, aprendi uma coisa bem simples: não devemos nos importar com a opinião das pessoas. Sua mãe prefere seu cabelo liso mas você deseja voltar com os cachos, isso que importa, conversa e explica a situação a ela. E quanto ao cabelo crescendo e a diferença nas tonalidades, relaxe. Não aconselho pintar, pq seus fios estão fragilizados, então vai ficar com eles super ressecados, vá hidratando bastante. Essa fase chata vai passar, e depois você vai ri de tudo isso.
      Estou no 9º mês de transição, as pessoas me criticam mas eu simplesmente ignoro :) Compra os bigudinhos, são mais baratos e bem eficientes, uso e recomendo. Vá fazendo penteados que também ajuda a disfarçar a raiz inchada *-* Força minha linda, qualquer coisa to aqui!

      Excluir
  15. quanto tempo em média dura uma Transição capilar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, a transição depende diretamente de você! Não tem um tempo programado sabe? Se você optar por fazer o big chop vai ficar menos tempo. Eu por exemplo, tenho 9 meses em transição. Depende também do crescimento do seu cabelo, vários fatores. Mas a única certeza é de que vale suuuper a pena *-*

      Excluir
  16. Estou a mais ou menos 11 meses na transição a parte cacheada está mais ou menos no pescoço, me falta coragem para cortar, ai fico refém da chapinha. Nesse periodo já ouvi varias pessoas falando que jamais o meu cabelo irá voltar ao que era antes pessoas jogando indireta, tipo assim falando q precisa retocar a definitiva pq ta horrível, e diversas outras coisas, mas na verdade isso é o que me incentiva RS, é q quando alguém fala que eu não vou conseguir ai é que crio mais coragem e vontade pra mostrar que posso . Nesse período eu tive que pintar 2 vezes o meu cabelo estava sem cor, acho que atrapalhou muito. Depois que larguei os alisamentos ele melhorou o crescimento (obvio neah rsrs). E também já fiz vários experimentos rs, tomei arovit, usei monovin A (shampoo bomba), por três meses teve um crescimento legal mas depois parou o efeito, mesmo respeitando a pausa, acho que já tinha vitamina A suficiente no cabelo rsrs, usei shampoo de mandioca, jaborandi, o tonico da bio extratus e o de alho da gota dourada, ampolas, entre outros pra ajudar o crescimento. O ultimo e que foi receitado pela minha dermatologista foi o pantogar, comprei hoje e espero que ele cresça mais rápido, porque quero passar logo dessa fase de transição. Quero muito meus cabelos como antes naturais lindos e maravilhosos, me arrependo de ter feito definitiva mas sei que com determinação, força de vontade e todo tratamento adequado com fé em Deus eles estarão de volta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também comecei a transição mas ta irritando um pouco porque ele fica meio alto as vezes, fica tipo ondulado na raiz e as pontas lisas horrivel, mas também não vou desistir

      Excluir
    2. Gente, isso de falarem do cabelo é super normal, passei por essa mesma situação. Temos que estar cientes disso e empinar o nariz, seguir em frente. Pra alcançar nosso objetivo precisaremos nos aceitar e engolir muito sapo atélá. Depois ouviremos dessas mesmas pessoas que nosso cabelo está lindo, haha faz parte!! Desejo sooorte pra vocês e força, viu?? Usem tônico para auxiliar no tratamento, façam penteados, texturização, sigam o cronograma capilar, e vão cortando aos poucos *-* To com vocês!!

      Excluir
  17. Olá, estou com 4 meses de transição, ouvindo muuuuitas críticas, mas to confiante e com esse post e alguns comentários, mais confiante ainda! rs Não sabia que tanta gente quer se ver livre da quimica... Força na peruca! haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, que óótimooo. Isso mesmo, continue confiante e siga até o fim tá bom? Estou contigo!!! Força na peruca que em breve você terá seus cachinhos de volta xD

      Excluir
  18. Mari,primeira vez que visito seu blog, estou a dois meses de transição. Ouvindo bastante críticas e no fundo,essas malditas críticas estão fazendo com que desista. Comecei alisar meu cabelo tarde,mas também,quando dei meus cachos sumiram de imediato. Muitas pessoas dizem que meu cabelo não vai voltar a ser como era antes(meu cabelo era igualzinho o Thaís Araújo,antes dela fazer essa maluquice) . Confesso que estou com muito medo. :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher, era exatamente assim que eu pensava viu? Quanto mais me criticam e dizem que não vou conseguir, mais força eu tinha. Siga firme com seu objetivo *-* Em breve você terá os cachinhos mais fofos do mundo :) Se precisar to aqui viu, conta comigo!!

      Excluir
  19. Eu tou na fase te transição já vou fazer 1 ano sem nenhuma quimica no cabelo em Maio!! Esperando pra ver seus cachinhos (^_^) bjs de Cabo Verde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindona, parabéns! Já já chega e você completa 1 ano de transição :))
      Já tem fotos aqui no blog do meu cabelo cacheado, tá uma olhada xD

      Excluir
  20. olá…bom gostaria de saber de vcs meninas, pois, vi que muitas tem um certo conhecimento sobre o assunto. Estou em processo de transição e queria saber como faço com a raiz do meu cabelo????Fazia a algum tempo relaxamento e parei, estava detonado, mais o problema é a raiz…fica muito alta no processo de transição. o que faço p não ficar a raiz altae sim descida sem usar produto químico? por favor, me ajudem!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode investir nas texturizações pq sem química nada vai "baixar" sua raiz. É super normal disso acontecer, sua raiz está voltando as origens e fica inchado o cabelo pq tem duas texturas. Se seu objetivo é voltar a ter o cabelo cacheado invista em texturizações. Caso não, você pode fazer selagem pra reduzir o volume e ficar escovando, que danifica menos os fios.Espero ter ajudado! :))

      Excluir
  21. olá…bom gostaria de saber de vcs meninas, pois, vi que muitas tem um certo conhecimento sobre o assunto. Estou em processo de transição e queria saber como faço com a raiz do meu cabelo????Fazia a algum tempo relaxamento e parei, estava detonado, mais o problema é a raiz…fica muito alta no processo de transição. o que faço p não ficar a raiz altae sim descida sem usar produto químico? por favor, me ajudem!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só, sem química não conheço nada que consiga baixar a sua raiz. Acredito que você possa fazer selagem que ajuda na raiz, tente ver com alguém da área para te auxiliar.

      Excluir
  22. Olá... Bom descobri o processo a pouco tempo mas ja tenho 4 meses sem quimica meu cabelo esta curto mas ainda não suficiente, vou fazer o bc para tentar revitalizar o meu cabelo que esta muito maltratado (por min mesma) alguma dica ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, você pode fazer umectações, que irá devolver um pouco da oleosidade do seu cabelo. Reconstrução a cada 15 dias se estiver muito danificado os fios e toda semana focar nas máscaras de tratamento, afim de cuidar ainda mais dele. Espero ter ajudado!!

      Excluir
  23. A tintura danifica os cabelo em transição, tipo me disseram que a tintura podia alisar o meu cabelo, sempre pintei de vermelho, acabei alisando mas estou voltando com os cachos até cortei o meu cabelo e está bem curtinho, queria retocar o vermelho, mas estou com medo de realmente a tintura alisar, bom quando era cacheado nunca mudou a estrutura era sempre da mesma forma, mas agora estou com medo de pintar e de repente ele não cachear. O que eu faço??

    ResponderExcluir
  24. Olá meninas!!!
    Bom estou passando por esse momento difícil tambem, faço progressiva há 5 anos , só que faz um mês de decidi não fazer mais chapinha, então já me livrei dela rsrs e é claro que nunca mais vou fazer progressiva , o meu cabelo fica com a raiz já aparecendo ums cachinhos ai eu fico muito animada, más porem o restante do cabelo depois de seco fica parecendo uma manga chupada kkkkk , estou pessando seriamente em fazer o big chop próxima semana , sempre tive vontade de cortar bem curtinho o meu cabelo e estou louca pra fazer isso, vai ser ótimo porque vou cuidar de toda formação dos cachinhos, sei que vai ser difícil as pessoas ficarem olhando e comentando rsrs mais se tem uma coisa que admiro em mim mesma e minha coragem e determinação👏👏👏 e a opinião dos outro não me acrescenta em nada, pois tenho minha opinião sobre tudo que quero e isso e oque importa pra mim, parabéns para todas vocês pela coragem!!!!❤

    ResponderExcluir