Tratamento de pele: Ácido Retinoico e Hidroquinona

07:00


É fato que um dos posts mais visitados aqui no blog é o que comento um pouco sobre o ácido retinoico e a hidroquinona (falei nesse post). Todos os dias pelo menos uma pessoa leu esse post, e eu fico imensamente feliz pois ele é bem antiguinho porém completo.
Resolvi fazer essa atualização para vocês porque tudo muda, se atualiza e quero abordar de uma maneira diferente e contar mais sobre a minha experiência, né??


O ácido retinoico é um excelente tratamento de pele, usado regularmente traz diversos benefícios: suaviza rugas, diminui a aspereza da pele, clareia manchas, auxilia na diminuição dos poros , ajuda a tratar acne - devido à sua ação anti-inflamatória, que facilita a eliminação de cravos e impede a formação de novas lesões, uniformiza a pele. Mas não se engane, ele também tem os seus pontos negativos: pode causar irritação na pele, vermelhidão, ressecamento, descamação. A descamação ou o ressecamento provocados pelo ácido deixam a pele ainda mais vulnerável aos efeitos adversos do sol. Por isso, em hipótese alguma esqueça de passar protetor solar durante o período de tratamento. Evite o sol e, quando não der, use filtro solar e chapéu. Só assim você aproveitará os benefícios desse tratamento.

Derivada da vitamina A e também conhecida como tretinoína ou retinol - é uma das três maneiras realmente eficientes de combater o envelhecimento da pele, junto à reconstrução de superfícies por laser de dióxido de carbono e à injeção de ácido hialurônico. Pode ser encontrada em forma de creme, gel, loção ou fórmulas. Desde 2011 que realizo esse tratamento em doses pequenas. Como em Salvador normalmente faz sol todos os dias, o cuidado precisa ser redobrado sendo assim a quantidade que a minha dermatologista me receita é bem baixa. Quando me refiro a quantidade, digo em relação a porcentagem do ácido por grama de produto.Mesmo com uma concentração mais baixa, usado continuamente você consegue obter bons resultados. Eu não posso dizer que a minha pele está 100% ainda no entanto, para o que era ela está bem melhor. E esse tipo de tratamento você consegue observar os resultados com o tempo, não adianta ter pressa colega, viva um dia de cada vez! xD


Já a nossa amiga hidroquinona, ela é mais utilizada para manchas na pele. Com o passar dos anos você percebe que a sua pele já não é mais a mesma e necessita de cuidados especiais, ou até mesmo após notar algumas manchas em sua pele.
A hidroquinona é um composto orgânico aromático, é um difenol, substância eminente redutora. A hidroquinona (1,4-benzenodiol) é um agente despigmentante da pele. É utilizada topicamente no tratamento de despigmentação de manchas dermatológicas como melasmas, sardas, lentigos senis, hiperpigmentação pós-inflamatória, dermatite de berloque. A hidroquinona atua nas células produtoras de melanina, os melanócitos, bloqueando a produção e aumentando a degradação dos melanossomos, os corpúsculos intra-celulares que armazenam a melanina. A hidroquinona também bloqueia a ação da enzima tirosinase, que tem participação na formação da melanina.
Da mesma forma que o ácido, a hidroquinona precisa ser usado regularmente e somente após um determinado tempo de uso começamos a notar os resultados. Eu uso uma fórmula onde tem concentração das duas substâncias, faço uso por 2 meses dou um intervalo depois retorno usando ele. A pele tem ficado com um melhor aspecto e as manchas de fato começam a ficar mais claras. As minhas ainda não sumiram porém já começo a senti-las menos vivas em meu rosto. E gente, não adianta investir no tratamento e não seguir corretamente. Confesso que até pouco tempo eu gastava uma nota comprando frequentemente essas fórmulas e usava no dia que bem entendia ¬¬ É claro que não consegui obter resultados tão satisfatórios devido a isso. Esses tratamentos são utilizados na maioria das vezes no período da noite, por isso, antes de dormir não esqueça de seguir a sua rotina noturna!



Antes de mais nada se consulte uma dermatologista, após avaliação ela irá verificar o que seria mais conveniente e mais aconselhável para o seu caso. Eu estou me dando super bem com o meu tratamento,não tive nenhum tipo de reação ( a não ser no início, vermelhidão e sensibilidade) só que a minha pele é diferente da sua, sendo assim, somente um médico para te receitar.

Meninas, esse vídeo explica um pouco sobre os produtos que uso para tratamento de pele: hidroquinona e epiduo.





Me encontre:

You Might Also Like

58 comentários

  1. Oi Mari
    Adorei este post pois não conhecia este tipo de tratamento!!!
    Fiquei muito interessada e vou procurar ajuda médica.
    bjs
    lucyanneprincesinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luh, é um tratamento bem utilizado. Se você tiver precisando é só conversar com sua dermatologista, aposto que ela vai conhecer e te indicar.

      Excluir
    2. Uso a hidroquinona numa porcentagem a 2% pois sou bem branca, minha mae a usa a 4%... para nós está sendo otimo, a pele fica lisinha e as manchas começam a desaparecer logo na primeira semana... uso em dias alternados e o dia que nao a uso passo uma misturinha de hipoglos com oleo de rosa mosqueta que hidrata bem... ah, protetor solar todo dia faça chuva ou faça sol....

      Excluir
    3. Oi, eu comecei a usar ontem. Fica vermelho por quanto tempo?
      Tô desesperada! Kkkkkkkkk

      Excluir
  2. Eu sofro com melasmas, e estou sempre usando alguma coisa, hidroquinona usei como loção, p mim foi a melhor, mas as manchas com o tempo voltam, e elas clareiam bastante, mas n somem, gostaria muito q sumissem, valeu a dica nesse post, foi muito útil p mim, bjs querida


    http://angelimcosmeticos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ritinha, conversa com sua dermatologista. Acredito que na verdade deve ser pq você suspendeu o tratamento. Essa duplinha aí a gente fica meio dependente sabe? Vê com ela se não é por isso.

      Excluir
    2. Oi..eu tenho melasmas..ha cinco anos já..tenho a marquinha do bigode...horrivel!!!! I manchas na testa..mas graças a deus minha prima mim endicou o hidroquinona em gel,e estou usando..tou adorando os resultados.todos comentam que minha pele ta clara.as manchas clarissimas..i duas vezes por semana,uso uma misturinha de argila branca com leite de magnésio...para clarear tbm.tou amando os resultados

      Excluir
  3. Eu tenho umas manchinhas na minha pele que me incomodam muito.Agora com suas dicas vou tentar minimizá-las.
    bjos querida..
    http://www.camilacardozo.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Camila, fico super feliz em ter te ajudado.

      Excluir
  4. Mari adorei seu post.
    Ultimamente tenho percebido q os produtos q minha dermatologista insiste em passar não estão dando resultado. Você poderia passar o contato da sua dermato ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! É isso, você tem que relatar que os produtos não estão se adaptando em sua pele.
      Posso sim :) Se você morar em Salvador... O nome dela é Mariana Salles de Abreu - ela atende no Idab do Canela ou do Roma. Ela é super simpática!

      Excluir
  5. Seria interessante vc falar sobre a descamação da pele de quanto a quanto tempo ocorre, se a pele fica sensível, e se vc notou o desaparecimento n so o clareamento das suas manchas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade eu usei mas como citei no post, a minha dosagem foi bem mínima, a minha pele é sensível então minha dermatologista pediu uma concentração mais baixa, não tive descamação ou vermelhidão quase nenhuma. Eu pretendo fazer um uptade desse post, acredito que vou usar outro produto, tive bons resultados mas é preciso ter paciência, pq o resultado é mais lento, até por conta da quantidade de hidroquinona e ácido retinóico usado na fórmula.

      Excluir
  6. Tenho uma dúvida quanto a aplicação. Você passa a formula no rosto todo como uma máscara ou aplica exclusivamente em cada mancha? Falo isso pq tenho a cor da pele nada uniforme, e estava pensando em aplicar no rosto todo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, no rosto todo! Minha dermatologista recomendou desta forma, ajuda a uniformizar a pele, e a fórmula possui outras propriedades, não somente para clarear as manchas. Então usando no rosto todo obtenho todos os benefícios :)

      Excluir
  7. olá Mariana, faço depilação à lazer na virilha que é um pouco manchada e gostaria de saber qual tratamento devo fazer para clarear a região quando terminarem as sessões. obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem diversos cremes e tratamentos específicos para quem sofre com as manchas, que além de eficientes, são seguros. Você pode optar pelo clareamento com laser, que removem parte da pigmentação escura, ácidos clareadores, despigmentadores e peelings superficiais que não agridem a pele e ajudam na remoção das células mortas. O mais indicado é que você procure uma dermatologista, ela irá recomendar os tratamentos corretos para a sua pele. As vezes a gente acaaba investindo em produtos por conta própria, mas por ser uma região sensível pode causar alergias, então é melhor evitar, não é mesmo?
      Espero ter ajudado ;*

      Excluir
  8. Olá Mariana, comecei fazer uso dessa fórmula por indicação de uma amiga eu tenho manchas e espinha e quando eu passo a pele arde será q e por causa das espinhas e tenho que tirar de manha com sabonete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade você utiliza no começo dia sim dia não, até sua pele se acostumar com a substância. Depois você passa a usar diariamente. Usa um sabonete própria para sua pele, e no dia seguinte você lava com ele para fazer a limpeza. Não deve esquecer de usar filtro solar diariamente. No começo a pele fica bastante sensível e arde um pouco, mas depois acostuma. Caso comece a arder demais é bom suspender pq você pode ter alguma reação alérgica a substância. Mas o indicado é que você procure uma dermatologista, ela vai conhecer bem a sua pele e indicar apenas os produtos específicos. Espero ter ajudado!!

      Excluir
  9. Olá,estou fazendo esse tipo de tratamento pela primeira vez, meu dermatologista prescreveu o ácido retinoico combinado a hidroquinona, e um sabonete esfoliante, para usar todos os dias faz uma semana q uso. A noite a pele do meu rosto esta super vermelha depois q passo o produto e durmo amanhece bem calma só meio avermelhada depois que lavo e passo protetor vai ficando irritada novamente ao longo do dia. mas já vejo as manchas um pouco mais suaves, são pequenas e corri atrás de tratamento antes q piorassem, gostaria de saber se pela manhã posso usar um hidratante para aliviar o ressecamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O efeito é bom mesmo! Usando certinho a gente consegue notar logo.
      Olha só, o hidratante é fundamental. Você deve usar hidratante e o protetor solar, seempre! Isso vai proteger a sua pele e deixá-la mais hidratada também :)

      Excluir
  10. Amei seu post!!! me diga uma coisa, vc usa todas as noites no rosto todo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Polly uso todos os dias pela noite, no rosto todo. Atualmente eu parei um pouco pq estou fazendo tratamento do ovário :)

      Excluir
  11. Mari, posso fazer depilação com cera ou depilador elétrico e no mesmo dia passar hidroquinona? Ou devo esperar algum tempo a pele acalmar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pele fica um pouco sensível depois de usar a hidroquinona, então é aconselhável que você observe antes de fazer se está muito sensível. Se tiver normal pode fazer. Tenta usar soro ou água thermal que ajuda a acalmar a pele e deixar menos irritada.

      Excluir
  12. Ameii as dicas pois estou precisando de um tratamento assim. já que eu tenho folículos no bumbum e sou morena, a minha bunda fica com muitas manchas pretas sera que pode ser usada no bumbum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tathy, infelizmente não sei te responder! =/ Até poderia ser usado pois acredito que a pele do rosto seja mais sensível do que a do bumbum, mas se teria resultados satisfatórios não sei =/ O ideal é você verificar com a dermatologista.

      Excluir
  13. Olá Mari, parabéns pelo post! Excelente!
    Eu tenho utuzado uma formula como a citada e tenho uma dúvida. Eu estava utiluzando um produto a base acido hialuronico que tambem deve ser utilizado à noite, posso utilizar o ácido hialuronico e a fórmula para manchas juntas? As duas a noite e o protetor solar pela manha?

    ResponderExcluir
  14. Pati, acho que não viu? No meu caso eu tinha uma única formula com ácido retinóico e hidroquinona juntos, mas sendo dois produtos diferentes acho que não é muito aconselhável. Atualmente uso dois produtos: um de manchas e outro de espinhas, mas nunca uso os dois juntos. Morro de medo de ter reação por conta de substâncias diferentes. Veja com um profissional da área se é possível usar os dois juntos, é melhor do que arriscar, né?

    ResponderExcluir
  15. oie bom dia so uma duvida.anoite eu passo hidroquinona e o protetor eu passo so no outro dia d manha,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! O protetor solar você deve usar diariamente, passa pela manhã e se for necessário reaplica pela tarde :)

      Excluir
  16. Faço uso dessa fórmula e amo o resultado, a pele parece outra. Mas uso certinho todas as noites e quando acordo lavo com um sabonete neutro bem suave e me encho de protetor. Adoro essa época do ano para cuidar da pele!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pati, faço exatamente isso viu? Minha pele atualmente tá difícil de segurar um tratamento, acho que terei que mudar a fórmula pq não vejo mais resultados =/

      Excluir
  17. Oie a minha dermatologista passou a msm coisa que vc usa so que a minha amiga disse que a hidroguinona e perigoso oque eu faco do que a dermatologista me paasssou e eu comprei hj eu vou usa ne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, é perigoso caso não use da forma correta. Você tem que usar protetor solar diariamente, ter cuidado para não passar em regiões próxima dos olhos, nariz e boca e por ser uma fórmula forte pode deixar a pele irrita e um pouco vermelha. Se você quiser postei um vídeo falando das reações adversas e um pouco mais sobre a hidroquinona https://www.youtube.com/watch?v=opwTItCsaP0

      Excluir
  18. Oque eu faco a minha dermatologista me passou a msm coisa que vc usa so que minha amiga esteticista dksse que a hidroguinona e perigoso oque eu faco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, dá uma pesquisada na net que você vai conhecer mais sobre a substância. E usando da forma correta não oferece tantos riscos. Na minha opinião!

      Excluir
  19. Oi tudo bem? Comecei meu tratamento com a hidroquinona para manchas de acne, ja fazem dois dias, e eu estou fazendo assim, logo que escurece umas 19:00 eu logo aplico.o creme, sera que estou fazendo certo? Sera q a luz de lampadas tambem pode ser um risco como a luz solar? Eh melhor eu passar so quando vou dormir? E outra coisa q eu.notei eh essa vermelhidao nos locais onde aplico, isso sai? Bjs obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está sim! O ideal é passar a noite, antes de deitar. Não sei ao certo se a luz de lâmpadas teria influência mas por via das dúvidas é melhor evitar né? rs
      As vermelhidões saem com o tempo, é por conta realmente da pele estar se acostumando, uma das reações entende? Se quiser entender melhor assista esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=opwTItCsaP0

      Excluir
  20. Estou usando o acido retinol, hidroquinona,tretinoina e idebelona, uso ah uns quatro anos, minha pele melhorou bastante, mas estou preocupada pois fiquei sabendo que a hidroquinona não pode ser usada por mais de treis meses! Minha dermato disse que tem que usar sempre! He ai o que vocês acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também já passei por isso, uso hidroquinona há algum tempo. Acredito que na verdade após um longo tempo ele acaba não fazendo mais tanto efeito. Vc tem que ver pq se já tá com o problema de sua pele resolvido pode suspender e fazer os cuidados sem essas substâncias, entende? O melhor é ver com a dermato mesmo. No meu caso a hidroquinona já não está mais sendo tão boa assim.

      Excluir
  21. Gostaria de saber com quanto tempo começo a vê resultados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do estado de sua pele, mas normalmente após 3meses

      Excluir
  22. cialis for daily use side effects mail order viagra from canada viagra coupons
    printable cvs cialis price costco 150 mg viagra dosage recommendations

    ResponderExcluir
  23. Gostaria de saber com quanto tempo mais ou menos já se pode notar diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente a partir do primeiro mês já é possível notar as diferenças na pele.

      Excluir
  24. A fórmula que você usa da tretinoína com hidroquinona tem fluocinolona? Me disseram que essa substância é essencial para não ter alergia, é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaís, me desculpe mas não possuo essa informação! =/ A minha fórmula era somente hidroquinona e ácido retinóico.

      Excluir
    2. Ola ,meu dermato me indicou a Desonida ,na formula com a hidroquinona e retinol ,ajuda a evitar alergia ,acalma a pele ,gostei muito ..

      Excluir
  25. Oi eu tenho mancha entre as cochas, pois são grossas! A hidroquinona ajuda a remover esta mancha?? Ou tem outra ácido q tenha melhor resultado??? 😘😘😘

    ResponderExcluir
  26. Oi! Gostaria de sabernse a hidroquinona clareia manchas entre as cochas? Ou existe outro ácido q tenha melhor resultado?? 😘😘😘😘

    ResponderExcluir
  27. Estou usando hidroquinona a 5 dias. Minhas pernas ficaram muito manchadas por causa de várias feridas que surgiram... Daí resolvi me informar sobre hidroquinona, comecei a passar onde estão as manchas, e o local está roxo. Às vezes coça, e nada mais do isso. É normal?

    ResponderExcluir
  28. Oi estou usando o ac retinoico ja três dias e nao vejo reação nem resultado nehum é normal

    ResponderExcluir
  29. olá,estou usando hidroquinona a uma semana e agora saiu umas bolhinhas bem pequenas,tipo alergia, não coça, não incomoda,mais estou preocupada.

    ResponderExcluir
  30. Pode ser usada hidroquinona nas olheiras?

    ResponderExcluir