#Papo Saúde: Exercícios que posso fazer em casa!

07:00


Já conversamos aqui nessa coluna sobre a importância de se praticar exercícios físicas para uma vida mais saudável, não é mesmo? Sempre rola uma série de desculpas sobre não começar as atividades, mas estou aqui afim de solucionar seus problemas, rs :) Colega, você que cansava de falar, estou sem dinheiro, sem tempo, tenho vergonha de academia, pronto, pare de reclamar, tenho a solução *-*
Já pensou em perder aqueles quilinhos extras, definir o corpo e ainda se manter mais disposta? Tudo isso você pode conseguir sem sair de casa!

Um estilo de vida fisicamente ativo ajuda a prevenir e combater diversas doenças como hipertensão, diabetes, obesidade, depressão, estresse, além de melhorar nossa disposição ao trabalho, capacidade cognitiva, estabilidade emocional, qualidade do sono e desempenho sexual. Sem contar a saúde do coração! Você irá precisar de: caneleiras, halteres e colchonete. Muitos exercícios feitos na academia podem ser substituídos por exercícios em casa com os acessórios citados. Basta montar um programa que vá de encontro ao seu objetivo e que seja motivante.


E então, vamos praticar?


Veja mais alguns exercícios...

1. Para o coração: marcha no lugar. Coloque uma marca na parede (fita adesiva) na altura do quadril para servir de orientação ao elevar o joelho durante a caminhada. Faça 1 minuto, para aquecer, com a marcha normal e, em seguida, pratique o exercício “mais vigoroso”. Marche elevando o joelho até a altura da marca, se conseguir.

2. Para fortalecer os glúteos: ponte dorsal básica. Deitado, com as pernas flexionadas e os braços estendidos ao lado do corpo, inspire. Eleve o quadril (fazendo a ponte), contraindo os músculos dos glúteos e posteriores da coxa. Mantenha essa posição estática por 5 segundos. Expire durante a contração. Volte à posição inicial. Descanse 5 segundos. Iniciantes devem fazer cinco repetições; pessoas ativas podem fazer de seis a oito.

3. Para fortalecer o abdômen: prancha ventral básica para iniciantes.Ajoelhado, com os braços flexionados e antebraços apoiados no solo, contraia os músculos do abdômen, evitando arquear a coluna, e inspire. Quanto mais longe os cotovelos estiverem do joelho, mais difícil o exercício fica. Mantenha a posição por 5 a 10 segundos, descanse 15 segundos e repita três vezes, se for iniciante. Os mais ativos podem fazer de quatro a seis vezes, com os joelhos estendidos, antebraços apoiados no solo e músculos do abdômen contraídos, evitando arquear a coluna.

4. Para a coluna: gato alternado. Ajoelhe-se, com as pernas afastadas na largura do quadril, os braços estendidos e as mãos apoiadas no chão. Posição 1: eleve o braço direito e a perna esquerda ao mesmo tempo, mantendo a posição por 5 segundos. Posição 2: eleve o braço esquerdo e a perna direita simultaneamente, mantendo a posição durante 5 segundos.

5. Para fortalecer os braços e peito: flexão de braços apoiado sobre os joelhos, com braços afastados. Faça a flexão e a extensão dos cotovelos, mantendo o abdômen contraído. São de 8 a 10 repetições para iniciantes, e de 12 a 15 para os mais preparados. Preste atenção na respiração: inspire na descida e expire na subida.

6. Para alongar: extensão dos músculos do peito e das costas. Ajoelhado, com os braços estendidos e as mãos apoiadas sobre o encosto da cadeira, inspire. Mantenha as costas retas e os braços estendidos, empurre o quadril para trás e o tronco para baixo, e expire. Mantenha a posição de alongamento de 10 a 15 segundos, e repita três vezes. Para os músculos posteriores da coxa, deite de frente para a parede, com a perna direita flexionada e a esquerda estendida e apoiada na parede. Inspire e mantenha a posição por 10 a 15 segundos, expire e repita o movimento três vezes com cada perna.

Imagem: Site Bem Estar


Fonte: Site Bem Estar da Rede Globo

You Might Also Like

8 comentários

  1. Eu fazia bastante esses exercícios, são muito bons mesmo e dão resultado...porém eu relaxei e parei de fazer...kkk...mas vou ver se começo novamente... ótimo post!

    http://penteadeiracorderosa.blogspot.com.br/2013/04/decorando-o-quarto-do-bebe.html
    Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher eu to fazendo viu? Aproveitando o tempo de trabalho em casa :)
      Super bom.

      Excluir
  2. adorei vou experimentar...mais eu sou um pouco preguiçosa para fazer exercicios....
    http://superequilibrada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joyce, joga a preguiça de lado e vem pros exercícios menina.

      Excluir
  3. Adorei as dicas!
    Beijos,
    http://missycosmeticos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá querida adorei!!!
    Ótimas dicas!!
    Seguindo!
    Deixo um convite para que conheça o meu cantinho!
    Beijinhos!
    Marissol!!
    ➥ www.mypetitblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada minha linda :D
      Seja bem vinda e volte sempree

      Excluir