#Papo Saúde: Mitos da alimentação

11:11


Você já ouviu dizer que comer chocolate dá espinha? E que tomar refrigerante dá celulite e estrias? Esses são um dos famosos mitos da alimentação que irei desvendar aqui!


1. Comer e beber durante as refeições prejudica a absorção dos nutrientes? Verdade. Não é aconselhável justamente devido ao fato de prejudicar a digestão dos nutrientes. Para que eles sejam absorvidos adequadamente, o corpo precisa liberar algumas enzimas para que tudo funcione normalmente. Por isso é necessário evitar líquidos!

2. Comer e beber durante as refeições pode desenvolver barriga? Mito. A maioria das pessoas que toma líquido junto com as refeições não mastiga corretamente e acaba empurrando a comida com o líquido. Consequentemente come muito rápido e em maior quantidade, aumentando o peso.

3. Comer manga com leite causa congestão? Mito. Manga com leite não causa indigestão nem faz mal à saúde. Essa crença se perpetuou na história a partir da escravidão. Os senhores de engenho inventaram o mito para impedir que seus escravos consumissem mangas e não tomassem o leite, que era destinado ao consumo da família da “casa grande”. Por isso, os feitores espalhavam que a combinação fazia tanto mal que causava a morte. Atualmente, estuda-se muito sobre o consumo do leite por pessoas sensíveis, pois o alimento pode causar gastrite, refluxo e azia.

4. Fazer jejum emagrece? Mito. O jejum pode ser muito perigoso para o organismo, pois numa forma de defesa, o metabolismo torna-se mais lento e a perda de peso não ocorre de maneira normal, ou seja, além de fazer mal à saúde, a perda de peso é basicamente às custas da perda de líquidos celulares e massa muscular, e portanto não é eficaz. O que ocorre é justamente o contrário, no retorno à dieta normal, o organismo se recupera e passa a aumentar o peso, tentando manter uma reserva maior de energia armazenada (gordura) para se prevenir no caso de um próximo jejum.


5. Cerveja dá barriga? Mito.  Não existe uma relação do tipo da bebida com o aumento da gordura corporal. É o estilo de vida de cada um que contribui para o aparecimento das “gordurinhas” em locais indesejados. Homens têm maior probabilidade de aumentar a gordura abdominal quando há sobras calóricas. Outros fatores relacionados são os acompanhamentos que, em geral, são petiscos calóricos, como pastéis, queijos à milanesa, frango à passarinho, amendoins, etc. A quantidade excessiva de cerveja também é outra razão, pois na maioria das vezes o consumo extrapola 1 copo. Sabendo que uma lata de cerveja tem em média 135 Kcal, mais os petiscos, é só fazer as contas no final do happy hour!

6. Tomar água em jejum emagrece? Mito. A água por si só não pode destruir ou diminuir as células de gordura. Está errado dizermos que beber água emagrece. A água ajuda na manutenção do equilíbrio orgânico, sendo fundamental para um bom funcionamento do intestino, para a hidratação das células e para a ativação de todas as enzimas do organismo. Água é importante ao longo do dia, e no mínimo devíamos ingerir 1 ml de água por cada caloria consumida no dia.

7. Beber refrigerante light e água com gás dá celulite? Mito. O que causa a compressão dos vasos é o excesso de calorias armazenadas em forma de gordura, e não o gás. Como essas bebidas não têm calorias, não influenciam na formação da celulite.

8. Chocolate provoca espinhas? Mito. Não há estudos científicos que comprovem que qualquer alimento específico, inclusive o chocolate tenha relação com a acne. Porém, muitas pessoas relatam piora da acne após o consumo de chocolate. Portanto, pelo sim ou pelo não, o melhor é observar as reações do seu organismo diante do consumo de chocolate, e decidir se é melhor comer ou não o doce.



Esse material  foi um trabalho realizado de faculdade, sendo assim as informações contidas aqui  procedem de fato!
Imagens: Google

Post Relacionados

10 comentários

  1. Nossa amei o post tirei muitas dúvidas :)
    Beijos e muito sucesso!!!

    mundinhodellas.com

    ResponderExcluir
  2. Que post legal, Mari!
    Acredita que mainha acha que o número 6 é super verdade? E a água ainda tem que ser morna. hahahahaaha
    Ninguém merece!
    Beijão

    www.doce-feito-pimenta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, esse foi um trabalho da faculdade que eu fiz, acredita que saí perguntando e a maioria das pessoas acredita em boa parte disso aí? Comédia viu??

      Excluir
  3. OI vim deseja uma bela tarde tudo de bom espero sua visita lá no blog obrigada ,Nelinha http://samukatraquina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nelinha, muito obrigada linda. Volte sempre!

      Excluir
  4. Nossa muitooo bom o post ;)

    SEguindo aki...me segue?
    http://penteadeiracorderosa.blogspot.com.br/

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  5. Amei o post, muito bom!
    Beijos,
    http://missycosmeticos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir