#Papo Saúde: Constipação Intestinal


O #Papo Saúde dessa semana vai abordar um assunto bem interessante, a constipação. Trata-se do baixo consumo de fibras e ingestão de água, ocasionando prisão de ventre ou intestino preso. Ocorre que, ao invés de investir em alimentos fibrosos ou mesmo numa suplementação de fibras, a grande maioria das pessoas com constipação intestinal acaba optando pelos laxantes, uma solução tão rápida quanto perigosa, já que vicia o intestino a tal ponto que não faz mais efeito. 
Para acabar com esse problema é necessário que seja feita algumas mudanças em sua rotina alimentar. Como por exemplo, evitar  café, frituras, chocolates, alimentos industrializados em geral, chá preto e alimentos ricos em açúcar. Você pode continuar comendo tudo isso, porém reduzir a ingestão vai evitar a sua prisão de ventre ;)


Algumas frutas auxiliam bastante nesse processo, principalmente se forem comidas com o 'bagaço'. Sendo assim, abuse da laranja, tangerina, mamão e ameixa, por exemplo.
Porém, não vai adiantar evitar certos tipos de alimentos, ingerir maior quantidade de fibras se o seu consumo de água não é suficiente, por isso beba a quantidade de água recomendada (normalmente 2litros).


Os alimentos integrais possuem uma quantidade de fibras maior que os refinados e, por isso, seu consumo é mais indicado. Assim, substitua o arroz “normal” pela versão integral e tente consumir ao menos uma porção diária de alimentos como trigo, aveia, granola, linhaça, entre outros.

Independente dessas dicas, procure uma nutricionista para que a mesma consiga elaborar um plano alimentar de acordo com as suas necessidades ;)



You May Also Like

4 comentários