Rotina Capilar: Você sabe do que seu fio necessita?


Olá amores, tudo bem? Finalmente chegou sexta, uhu *-* Ainda não defini os planos para esse fim de semana, talvez vá assistir um filme com amor, tô na dúvida, rs. E vocês, o que vão fazer?

Bom, o post de hoje foi muito estudado e pesquisado. Não queria vir aqui escrever qualquer coisa e agora me sinto mais segura para abordar esse tema. Como vocês já sabem, adoro falar sobre cabelos. Quando cuidados das nossas madeixas, tudo fica mais lindo :) Mas durante um tempo percebi que nada estava dando certo, que fazia tudo e o cabelo continuava feio ¬¬ Foi aí que descobri o Cronograma Capilar.
Então, isso é uma espécie de rotina de nutrientes para o seu cabelo. Costumo dividir em Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Vem comigo que explico cada um deles.

- Hidratação: É o processo onde você irá repor água nos fios. Responsável pela elasticidade dos fios, maciez e desembaraço. Ingredientes das máscaras hidratantes: Extrato de algas, Panthenol, Aloe Vera, pró Vitamina B5, Bepantol, Chocolate, Tutano, Amendoas, etc.

- Nutrição: São aquelas a base de óleos, responsável pelo caimento, brilho e combate excessivo de frizz dos fios. Elas são mais potentes que as máscaras hidratantes, mas cada uma tem importância no cronograma. Ingredientes das máscaras nutritivas: argan, macadâmia, karité, oliva, proteínas do leite, óleo de coco, etc.

- Reconstrução: Aquelas máscaras responsáveis pela reestruturação da fibra capilar, selamento dos fios. Mais indicado para cabelos com química e danificados. Ingredientes das máscaras reconstrutoras: Querativa, colágeno, creatina.

Pronto, agora que você já aprendeu a separar as suas máscaras em hidratantes, nutritivas e reconstrutoras, tá na hora de montar o seu cronograma de acordo com a sua necessidade.

Avalie o seu tipo de cabelo, se tem química, se tem frizz, é poroso, liso, cacheado, crespo... Tudo isso deve ser levado em consideração!


- Minha Tabela: Você vai fazendo de acordo com as lavagens durante a semana. Infelizmente só tenho tempo de lavar duas vezes por semana, e olhe lá.

* Reconstrução: dependendo do estado do cabelo 1 x por semana ou 1 x a cada 15 dias, 
sendo bacana antes dela começar com uma hidratação, depois dela deve ser feita uma
nutrição.



Na próxima semana posto algumas dicas de produtos. Mas e vocês, seguem alguma rotina capilar, qual?!

PS: Meninas, vocês que gostam de aprender mais sobre cabelos, participem do grupo: Cronograma Capilar, no Facebook. Aprendi muitas coisas lá, a Diana e Lucy já são minhas amigas, tiro altas dúvidas e elas sabem muito!

You May Also Like

15 comentários