NutriDica: Higiene Alimentar



Olá meninas, tudo bem? Quero agradecer o carinho de vocês do último post falando sobre a minha lojinha,   fico de verdade muito feliz :) Espero que vocês tenham gostado e possam aproveitar bastante! Para algumas meninas que perguntaram sobre parceria, em breve será disponibilizado um espaço somente para envio de propostas para parceria, quando estiver pronto aviso aqui tá? *-* Vamos ao post de hoje?!


O assunto parece ser comum e até chato, mas muitas pessoas não se atentam a pequenos cuidados, que podem resultar na formação de bactérias e causar prolemas de intoxicação e outras doenças. O cuidado deve ser tomado logo no armazenamento dos alimentos, onde instalações deficientes, mal cuidadas e sujas já podem infectar os alimentos, além claro de exposições ao ar livre.

O famoso milho, a batata frita ou até mesmo a pipoca vendidos na rua podem ser até práticos e baratos, porém são um dos maiores causadores de infecções alimentares pelo preparo ser ao ar livre exposto a bactérias, insetos e bichos. Segundo a Organização Mundial de Alimentos, a higiene alimentar corresponde a todas as medidas necessárias para garantir a inocuidade sanitária dos alimentos, mantendo as qualidades que lhe são próprias e com especial atenção para o conteúdo nutricional.


Imagens: Google


Siga as dicas abaixo e livre-se das bactérias:

- A despensa deve ser esvaziada e limpa com pano úmido, detergente e álcool, e depois passar um pano seco. Este é o lugar onde encontramos a maior proliferação de bactérias e baratas. Os alimentos já abertos devem permanecer bem fechados, a data de validade deve ser sempre avaliada e em alimentos como farinhas ou grãos, deve-se observar se não há presença de carrunchos, e caso haja, todo o conteúdo deve ser dispensado;
- Na geladeira ou freezer, os alimentos devem ser mantidos fechados, além de se verificar com frequência as datas de validade;
- Lavar sempre as mãos a cada troca de tarefa;
- Usar avental limpo, prender sempre o cabelo e se tiver por perto, usar touca;
- Não provar os alimentos com talheres que irão ser devolvidos na panela;
- Não falar sobre os alimentos, espirrar, tossir, fumar ou assobiar;
- O vinagre não desinfeta as hortaliças, para isto utilize a solução clorada (Cloro + Água)
- Para hortaliças e verduras, lavar em água potável folha por folha, retirando as partes estragadas e danificadas;

Esse texto foi retirado do blog Be Smart:  http://www.smartlife.com.br/blog

You May Also Like

19 comentários