Água, você sabe pra que serve?

Olá amores, tudo certo? Sempre tive vontade de vir fazer um post falando sobre Água, mas não tinha pesquisado o suficiente. Parece um assunto simples, de pouca importância... mas hoje vocês vão saber tudo sobre essa danadinha aí. 
A água é de fundamental importância para a vida de todas as espécies. Aproximadamente 80% de nosso organismo é composto por água. Boa parte dos pesquisadores concorda que a ingestão de água tratada é um dos mais importantes fatores para a conservação da saúde, é considerada o solvente universal, auxilia na prevenção das doenças (cálculo renal, infecção de urina, etc.) e proteção do organismo contra o envelhecimento. Não sei se vocês sabem, mas existem vitaminas que são hidrossolúveis, ou seja se dissolvem em água, então com a ingestão correta de água conseguiremos absorver os nutrientes. Sem contar que existem as nossas amiguinhas, as fibras, que precisam de água para desempenhar o seu papel em nosso organismo. O transporte dos sais minerais e de outras substâncias, para dentro ou para fora da célula, é feito por soluções aquosas. 
Estão vendo? Muitas coisas dentro de nós, para funcionar direito precisa de uma boa quantidade de água. Concordam? Trouxe ainda para vocês, oito motivos que devemos ingerir esse líquido e algumas curiosidades :D


Desidratação: nosso corpo é composto de 72% de água e quando sentimos sede, já estamos desidratados. A desidratação crônica pode causar doenças e envelhecimento precoce, já que o organismo "rouba" água dos órgãos para suprir a falta do líquido nos tecidos.


Quanto beber?: em média, precisamos de cerca de dois litros de água por dia, o que corresponderia a oito copos, para fazer o organismo trabalhar bem, mas o líquido pode ser substituído por outras bebidas e alimentos ricos em água e a quantidade ideal de água varia de acordo com a quantidade de atividade física, composição do corpo e o clima onde a pessoa vive.

Evitar doenças: além do envelhecimento precoce, a desidratação contribui para o aparecimento de doenças como alergias, asma, colite, constipação, enxaqueca, artrite reumatoide, entre outras. A prevenção, muitas vezes, está em ingerir mais líquido que o frequente.

Emagrecer: um copo a mais de água por dia ajuda na sensação de saciedade, hidrata e ainda evita calorias indesejadas. Quando urinamos, o corpo se livra de toxinas, acelerando o metabolismo e a queima das gordurinhas.

Como mensurar: para saber se está ingerindo a quantidade ideal de água por dia, compre uma garrafinha reutilizável que você saiba exatamente qual a medida e verifique quantas vezes ao longo do dia você a esvazia.

Alimentos ricos em água: frutas frescas e vegetais podem ser tão boas fontes de hidratação quanto um copo de água. Morangos e melancias são compostos de 92% de água, enquanto melões, abacaxis, pêssegos e laranjas chegam perto dessa quantidade. Pepino e alface americana contêm 96% de água, assim como repolho, tomate e abobrinha também são ricos no líquido.

De dentro pra fora: na Índia e no Japão, a água é usada como medicamento para curar de dentro para fora e a terapia inclui beber de seis a oito copos de água assim que acorda, para despertar o metabolismo e reidratar o corpo.

Eliminar o cansaço: a água elimina a fadiga mais do que o café, pois quando chega o fim do dia, nosso corpo está desidratado e precisa de água para ter mais energia. Ao ingerir café, que é diurético, pioramos a desidratação e, consequentemente, o cansaço.

- Curiosidade:
A Organização das Nações Unidas instituiu, em 1992, o Dia Mundial da Água - 22 de março. O objetivo da data é refletir, discutir e buscar soluções para a poluição, desperdício e escassez de água no mundo todo. 


E nesse verão meninas, é super importante que façamos a ingestão correta de água. O calor está muito grande, então vamos caprichar né? Vocês viram os milhares de benefícios, então nada de economizar, rs.






Vocês já estão participando do sorteio? Não?! Que vergonha né?! Corre e se inscreve, quem sabe não é o seu dia de sorte! http://migre.me/7QvJl


Me sigam no twitter: @blogbelezapura e se liguem nas novidades através da Fan Page do blog: Beleza Pura Online. 
Para dúvidas, sugestões ou críticas: belezapuraonline@hotmail.com 
E agora temos também o canal: BelezaPuraOnline

You May Also Like

20 comentários