Truques que aliviam a aparência das olheiras

11:25

Você tem olheira? Bem vinda ao clube! Eu fico desesperada quando vou me arrumar, começo a fazer uma make, porque a bendita olheira me persegue. Mas, graças a Deus existem alguns truques que nos ajudam a disfarçar *-* E quero compartilhar com vocês, tudo que está aqui já foi testado por mim e está hiper aprovado!
As olheiras, explica a dermatologista Sara Bragança, do Rio de Janeiro, são resultado da ação da melanina, pigmento que dá cor à pele. Em alguns casos, existe a tendência genética. Já em outros, elas são resultado da dilatação dos vasos da área dos olhos, levando mais sangue à região e reforçando a pigmentação.
Segundo a dermatologista, noites mal dormidas, fadiga, fumo, estresse, alergias e rinites também podem fazê-las aparecer. Além disso, as manchas podem ser comuns durante o período pré-menstrual e na gestação porque a pálpebra pode ficar mais esbranquiçada, devido à deficiência de ferro

1. Descanse uma compressa de chá sobre os olhos: O chá de camomila possui ação calmante e antiinflamatória e pode ajudar a diminuir o arroxeado das olheiras.
2.  Faça compressas de leite e mamão: Para clarear as manchas arroxeadas, conta a dermatologista Lilian Estefan, vale fazer uma compressa de mamão com leite. Bata meio mamão papaia com 100ml de leite (desnatado para peles oleosas, integral para peles secas), de modo a formar uma "papinha". A mistura pode ser aplicada diretamente na pele ou repousar sobre uma gaze, colocada previamente sobre as olheiras. Deixe 15 minutos e lave em seguida. A compressa pode ser feita uma vez por semana. 
3. Corte alguns pepinos e batatas: Descansar rodelas de pepino nos olhos pode ajudar no combate e prevenção das olheiras, mas, segundo Sara Bragança, os efeitos são fracos e demorados. Esse legume tem baixa concentração de calmantes e vasoconstritores. "O pepino é composto de 90% de água, e seus outros 10% são os mais valiosos: o pepino possui vitamina C e ácido fólico e, por isso, funciona como regenerador celular. 
4. Massageie a região: Uma massagem, além de relaxar, é capaz de diminuir o edema, em especial a drenagem linfática facial. Sara Bragança ensina que ela deve ser feita duas vezes ao dia. Confira o passo a passo:
- Inicie com o dedo anular, deslizando com suavidade e leve pressão, indo do canto interno da pálpebra superior para o externo;
- Depois, comece novamente do canto interno dos olhos, mas na parte inferior, e vá em direção ao canto externo. A massagem deve começar no canal lacrimal (localizado no canto interno) e terminar na outra extremidade;
- Finalize dando leves batidinhas na região com a ponta do dedo indicador e do dedo médio, alternadamente.
- Assim que acabar os movimentos, fechar os olhos e, com o dedo anular, pressione o canal lacrimal por dez segundos, fazendo um pequeno círculo. 
5. Reduza o sal: Sabemos que o sódio presente no sal é um dos principais culpados pela retenção de líquido. Mas você sabia que isso também piora o aspecto das olheiras? A retenção de líquido promovida pelo sódio piora a aparência das olheiras, deixando a região dos olhos inchada. Por isso, diminua o sal!  
6. Diminua o álcool: O álcool, assim como o sal, é um dos vilões da retenção de líquido. Isso acontece, conta Sara Bragança, porque o álcool "puxa" a água, deixando-a retida nas células, o que leva ao aspecto inchado e empapuçado debaixo dos olhos. Para resolver, além de diminuir o álcool, deve-se ingerir bastante água. 
7. Lave o rosto com água fria: Ao contrário do que muitos acreditam, lavar o rosto com água quente não ajuda a aliviar a aparência das olheiras, e sim o contrário. Sara Bragança justifica: a água morna promove uma vasodilatação, o que favorece o seu aparecimento. "Já a água gelada promove uma vasoconstrição dos vasos, amenizando as olheiras", indica.
8. Hidrate o rosto: Uma pele hidratada é, sem dúvidas, mais bonita. Mas, além disso, a hidratação facial é útil na hora de disfarçar as olheiras. "A pele ao redor dos olhos é muito fina e pouco espessa, essa característica deixa mais aparente os vasos faciais dessa área, deixando a área com a aparência arroxeada.
9. Durma bem: Não é a toa que, ao dormir mal, acordamos com gloriosas rodelas roxas ao redor dos olhos. Sara Bragança explica que é nessa hora do dia que a pele se restaura. Sem um sono de qualidade, a pele não consegue se recuperar direito - e isso se reflete no dia seguinte. "Estima-se que oito horas de sono sejam suficientes para uma boa restauração dos tecidos", aconselha. 
10. Apele para o corretivo: Você ainda não obteve o resultado desejado ou, quem sabe, está em uma situação de emergência e precisa esconder esse aspecto de olheiras? Sem problemas! No mercado, existem muitas opções de corretivos: líquidos, cremosos, em forma de bastão ou lápis etc. Além das tradicionais, que se encaixam no tom de pele, existem aqueles coloridos, cada um com a sua função. 

E aí gostaram das dicas? E vocês, quais truques utilizam para amenizar as olheiras?

Fonte: http://www.minhavida.com.br




 

You Might Also Like

7 comentários

  1. Oii amore, adorei suas dicas! =)
    Espero que seu natal tenha sido maravilhoso, tenha uma ótima semana. ^-^
    Beijos linda! =**
    Tem sorteio de um lindo kit lá no blog, participa vai!? *--*
    http://makesdasrtanath.blogspot.com/
    (Makes e Maiss)

    ResponderExcluir
  2. Adorei essas dicas, vou tentar seguir viu??

    bjos

    htp://meninadeouro.net

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas..Tenho muitas olheiras..

    Vou testar e te conto..

    Bjinhos Mayara Lopes
    Pensa se eu fosse rica!!!/

    ResponderExcluir
  4. Ótima dica! Ah saiu o resultado do sorteio do Pitada, clica lá para ver!

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari! Como foi o seu natal?! Espero que tenha sido ótimo! =)
    Adorei as dicas! Ultimamente eu tenho usado aquele produto com roll-on da Loreal que eu ganhei num sorteio, e estou adorando!

    Beeijos =*
    http://nathdefreitas.blogspot.com
    (Momentos de Beleza)

    ResponderExcluir
  6. Olá, ameei o seu blog, e já estou te seguindo *-*
    Passa no meu blog e me segue tbm?

    http://www.lookdediva.com/

    Beeijos.

    ResponderExcluir