Vocês conhecem os benefícios da vitamina D?

23:22

Bom meninas, como de costume, um dia na semana falo sobre alimentação *-* Acredito que muita gente deve achar um saco posts desse tipo, mas tenho certeza que no futuro isso será de grande valia para muitos. Gosto de passar informações sobre assuntos importantes, e na minha opinião interessantes também ;D Por isso, depois de ler uma matéria em um site, resolvi explorar mais o assunto e trazer novidades para vocês xD




Pois bem, a vitamina D é produzida pelo próprio organismo, com o auxilio da luz solar e interage com hormônios que regulam a quantidade de cálcio no organismo. É produzida a partir do colesterol, porém pode ser encontrada em alimentos como fígado, gema de ovos e óleos de peixe. Quando uma pessoa se expõe ao sol, os raios ultravioletas são absorvidos e atuam com o colesterol, transformando-o num precursor da vitamina D. Horas depois o fígado e os rins convertem esse precursor em vitamina D.
A vitamina D atua como um hormônio que mantém as concentrações de cálcio e fósforo no sangue através do aumento ou diminuição da absorção desses minerais no intestino delgado. Ela regula o metabolismo ósseo e a deposição de cálcio nos ossos. A vitamina D também é muito importante para crianças, gestantes e mães que amamentam, por favorecer o crescimento e permitir a fixação de cálcio nos ossos e dentes.
Essa vitamina tem sido destaque em vários estudos científicos, devido ao seu poder para combater a pressão arterial, controlar o peso e afastar o risco de tumores. Ela é essencial para o tratamento da osteoporose, pois promove a absorção de cálcio da dieta, nutriente necessário para o crescimento normal dos ossos. Algumas pesquisas sugerem que a vitamina também ajuda a combater doenças autoimunes, infecções e câncer. Além de fortalecer nosso sistema autoimune, atua na secreção de insulina.




A falta da vitamina D no organismo pode ser identificada em testes laboratoriais, pela análise do cálcio na urina (se houver pouco, é um sinal de alerta) ou por exames de sangue. Não costumam se manifestar sintomas em adultos, exceto por uma eventual dor, cansaço ou falta de equilíbrio. Já as crianças com deficiência de vitamina D podem desenvolver raquitismo — doença que inclui fraqueza e perda óssea.
Ela pode ser encontrada no leite, no salmão, sardinha, óleo de fígado de peixe, cogumelo, ovos e alguns cereais que são fortificados com essa vitamina. Mas a principal fonte dessa vitamina vem do sol *-*


E aí meninas, gostaram do post? Vocês já sabiam da maravilha que traz o consumo da vitamina D? ;)

Post Relacionados

5 comentários

  1. Acho muito importante post sobre saúde :D
    Adoro!!
    bju

    www.mademoisellebahia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Mari,ótimo post!Tenha um excelente feriado e aproveite do jeito que puder.Beijos

    ResponderExcluir
  3. Gente, segue uma dica super importante de onde comprei:
    www.divaspashop
    O site tem varias vitaminas e suplementos importados e também um servico de encomenda.
    Muita coisa tem frete grátis, entrega rápida e achei super confiavel!

    ResponderExcluir