Bebida Láctea

Olá meninas tudo bem? Bom, hoje o assunto é saudável ;) Como vocês já sabem, aqui no blog irei abordar todos os assuntos, então vou dedicar um post por semana para esses assuntos, tá? 
O queridinho dessa semana, vai ser a Bebida Láctea *-*  Você sabe diferenciar o leite das bebidas lácteas? Não? 
A denominação não vem sendo respeitada pelos produtores. De acordo com o Ministério, a bebida láctea é o produto obtido a partir de leite ou leite reconstituído e, ou, derivados de leite, reconstituídos ou não, fermentados ou não, com ou sem adição de outros ingredientes, em que a base láctea represente, no mínimo, 51% do total de ingredientes do produto.

A composição da bebida láctea envolve a mistura de soro de leite, resultante da fabricação de queijos, e o leite – normalmente, a bebida não tem composição nutricional bem definida. Os problemas começaram quando a bebida láctea, até então vendida com sabores como chocolate e morango, passou a ser comercializada “sem sabor”, tanto em embalagens UHT (longa vida) como em sacos plásticos similares aos do leite comum.

Neste tipo de bebida, quando comparada ao leite integral, por exemplo, observa-se a redução da gordura saturada e do colesterol, mas ainda acima do leite desnatado. Já os carboidratos, representados pela lactose, apresentam-se em quantidades muito superiores às encontradas nos leites integrais e desnatados.

Além do mais, a redução da quantidade de cálcio e proteínas pode oscilar de 15 a 32%. O sódio, por sua vez, um íon importante no metabolismo, apresenta aumento de até 30% em relação ao leite integral.



Por isso, tenha cuidado: certos produtos apresentam a designação com letras pequenas, podendo confundir o consumidor.  Na hora que for comprar, leiam sempre o rótulo para saber realmente o que está levando para casa.

You May Also Like

6 comentários