Queda de Cabelo

19:35



Seus cabelos não crescem, estão frágeis e quebradiços? Veja a seguir as possíveis causas e como a nutrição (aliada ao tratamento médico adequado) pode ajudá-lo a solucionar o problema.


Cabelos: você precisa saber!

Quanto o fio de cabelo cresce por mês? Até 1,2 cm.

O que pode prejudicar o crescimento? São cinco as principais possibilidades, citadas abaixo em ordem decrescente de ocorrência, segundo Valcinir Bedin, dermatologista especialista em cabelos:

· Alterações hormonais decorrentes de ovários policísticos e/ou na glândula tireoide.
· Alimentação pobre em nutrientes essenciais ao crescimento dos fios.
· Doenças crônicas, como diabetes e câncer.
· Aumento da produção sebácea, o que pode levar a uma inflamação no couro cabeludo (dermatite seborreica).
· Alterações genéticas, como má-formação do folículo capilar. Neste caso, o cabelo não tem força para crescer. Na maioria das vezes, o problema é identificado logo na infância.

Como saber se estou com algum problema? Fique atenta à queda e ao afinamento dos fios. "Os indícios de uma queda anormal e frequente das madeixas são: excesso de cabelo no ralo do chuveiro, na escova, na pia do banheiro, no banco do carro, na roupa e na cadeira do trabalho", explica o dermatologista especialista em cabelo Luciano Barsanti.

Até 2,4 cm a mais por mês! Os segredos da suplementação que pode fazer seu cabelo crescer duas vezes mais. Estimular seus fios a crescerem mais rápido é simples. Basta "nutrir" o bulbo capilar (onde os fios são fabricados). Funciona assim: o bulbo precisa de determinada quantidade vitaminas e minerais para que as madeixas se alonguem na velocidade normal. "Quando aumentamos essa quantidade, aumentamos também a velocidade de crescimento do cabelo", explica o especialista Valcinir Bedin.
A saída? Manipular uma medicação com os nutrientes imprescindíveis à saúde dos cabelos. A formulação exata varia de pessoa para pessoa. "Os nutrientes são os mesmos para todo mundo, mas a quantidade de cada um deles depende das carências de cada paciente", diz Valcinir. Ou seja, só um médico pode prescrever a composição certinha para você.

Quais nutrientes são esses? Cisteína (aminoácido), vitaminas do complexo B e sais minerais (ferro, zinco, cobre e magnésio).

Solução no prato: O cabelo é reflexo da sua alimentação. Certos nutrientes são essenciais à saúde dos fios.
Proteínas: o cabelo é constituído quase que unicamente de proteínas. "Elas são a matéria-prima essencial para a formação do fio", afirma o dermatologista Luciano Barsanti. Onde encontrar: carnes, frango, peixe e ovo.

Ferro: o mineral mais importante para os fios. "Ele permite que o cabelo absorva todos os outros nutrientes", explica o dermatologista Valcinir Bedin. Onde encontrar: carnes, feijão, lentilha e folhas verde-escuras, como espinafre e couve.

Enxofre: funciona como antiinflamatório e antifúngico, protegendo o couro cabeludo de infecções. Onde encontrar: couve, agrião, repolho e couve-flor.

Cálcio, selênio, zinco e vitaminas do complexo B : atuam diretamente na multiplicação celular, ou seja, são responsáveis por aumentar a produção e velocidade de crescimento dos fios.Onde encontrar

Cálcio: leite e seus derivados.

Selênio: peixes, grãos, carnes, leite.

Zinco: leite, fígado, moluscos, farelo de trigo.

Vitaminas do complexo B: carne de porco, fígado, vísceras, legumes, grãos integrais (vitamina B1); leite e derivados, ovos, vegetais de folhas verdes (vitamina B2); carne de porco, farelo e germe de cereais, leite, gema de ovo, farinha de aveia (vitamina B6); fígado, leite e derivados, carnes, ovos ( vitamina B12).

E falando nisso...

As vitaminas e minerais são essenciais para a saúde do nosso organimo como um todo e não somente para beneficiar os cabelos. Conheça um pouco mais sobre esses nutrientes tão importantes para o nosso bem-estar e qualidade de vida.

Vitaminas

A – contribui para a saúde dos olhos.

C – tem ação oxidante e estimula as células de defesa do organismo.

B6 – garante um bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico.

B2 – atua na produção de energia para o organismo e é um potente agente antioxidante.

Complexo B – participa da reação química que envolve o fornecimento de energia ao organismo.

Sais minerais

Cálcio – ajuda na manutenção da saúde óssea e dental.

Ferro – garante a oxigenação das células.

Potássio – faz com que a função muscular ocorra de forma adequada.

Magnésio – importante para a contração muscular, saúde óssea e redução da pressão arterial.

Cobre – está envolvido no metabolismo do esqueleto, no sistema imunológico e na prevenção de doenças cardiovasculares.

Atenção: Se você sofre de queda de cabelos ou algum problema referente á carência nutricinal consulte um dermatologista (no caso dos cabelos) e um clínico geral se houver outros sintomas que estejam prejudicando sua saúde, sem esquecer de procurar um nutricionista que poderá auxiliá-lo em ambos os casos com uma dieta adequada ás necessidades do seu organismo.

Fonte: Revista Viva Mais, M de Mulher

Post Relacionados

3 comentários

  1. Tenho sérios problemas de queda de cabelo. Não sei mais o que fazer. Você tem algumas dicas de produtos? Se tiver, coloca aí pra gente

    ResponderExcluir
  2. To perdendo muiito cabelo e foi mega util ler o post!
    BJs,
    Mari
    http://regatabranca.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Menina, pense num cabelo que cai, o meu, mas acho q é falta de vitamina A.
    Linda te seguindo.
    Se puder conheça o meu blog.
    bjs
    http://curtindomake.blogspot.com

    ResponderExcluir